A Primavera, uma das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros começa às 11h21 desta quinta-feira, 22. Com a chegada desta nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas em toda a região do Médio Piracicaba. Nesta época as temperaturas aumentam gradativamente e podem atingir valores muito elevados em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.

Os meses de outubro e novembro estão entre os mais quentes em grande parte do país. O aumento da temperatura traz também um aquecimento para muitos setores da economia. Mas também é durante a primavera que aumentam os transtornos causados pelos temporais que começam a acontecer com mais frequência.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

A primavera de 2016 terá uma condição oceânica global completamente diferente da observada no ano passado. Um forte El Niño influenciou a primavera de 2015 e este ano temos as águas do oceano Pacífico Equatorial central mais frias do que o normal, já evidenciado a tendência de formação do fenômeno La Niña.

As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa. Durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde e/ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação.

Em algumas ocasiões, podem ocorrer raios, ventos fortes e queda de granizo. Aumentam a ocorrência de “complexos convectivos”, sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos de tempo.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui