Começa a Festa do Vinho de Catas Altas

Começa hoje (17) em Catas Altas a 19ª edição da Festa do Vinho. A festa tradicional na cidade vai até o domingo, dia 19, com uma programação cultural e gastronômica caprichada.

Hoje, às 20 horas, será realizada apresentação da Orquestra Sesi Minas. A abertura oficial será às 21 horas. Em seguida, acontecem a eleição das novas Princesas do Vinhoe shows de Trio Baticum e Tupette e Banda.

Concomitante à parte cultural, a Prefeitura vai pôr em ação o programa “Harmonize com Jabuticaba”, incentivando o consumo do vinho e a geração de renda por meio do turismo gastronômico.

Durante os dias de festa, responsáveis por restaurantes e barracas de produtos alimentícios e bebidas da Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart) vão expor e vender pratos que utilizam a jabuticaba entre os ingredientes.

O objetivo será dar mais evidência ao vinho catas-altense, trazendo pratos elaborados para harmonizar com a bebida fabricada há mais de 120 anos no município.

Entre as opções, será possível saborear Crepe suíço de queijo ao molho de jabuticaba;batata com barbecue de jabuticaba; espetinho de frango empanado ao molho de jabuticaba; almondegas recheadas com jabuticaba ao molho de tomate; e rabada ao molho de jabuticaba.

A proposta é redescobrir sabores locais e divulgar o que tem de melhor na gastronomia mineira, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos, como parte da cultura a ser preservada.

Realização – A Festa do Vinho é uma realização da Prefeitura de Catas Altas, em parceria com a Associação dos Produtores de Vinho, Agricultores Familiares e Outros Produtos Artesanais de Catas Altas (Aprovart).

O evento foi criado para enaltecer a produção do vinho de jabuticaba, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade, e para homenagear uma tradição que vem passando de geração em geração.

A Festa resgata uma tradição que remete ao século XIX, quando as minas de ouro se esgotaram e a produção de vinho se transformou em uma nova opção de subsistência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui