Confira 6 exercícios para fortalecer seu sistema digestivo

Alguns exercícios de yoga são excelentes para fortalecer o sistema digestivo e prevenir doenças como prisão de ventre, indigestão, excesso de ar e problemas no sistema reprodutivo. Apesar de parecer muito simples, esses exercícios são altamente eficazes se praticados com atenção, ou seja, é preciso estar atento ao movimento, à pressão desenvolvida no abdômen, ao alongamento muscular e principalmente à respiração.

Ardha Halasana, postura do meio arado

Deitado com as palmas das mãos para baixo. Inspirando, a perna direita é levantada, contraindo o quadríceps enquanto mantém o pé relaxado. Fique na posição por 5 segundos, prendendo a respiração. Exalando, abaixe a perna direita e levante a esquerda. Mantenha mais 5 segundos e, em seguida, abaixe à esquerda. Continue desenvolvendo movimentos completos em ambos os lados cerca de 10 vezes. Se tiver dores nas costas, você pode flexionar a perna que está apoiada no tapete, uma outra dica para mais conforto é fazer essa postura em tapetes de yoga tpe, com 6mm de espessura. É essencial sincronizar a respiração com o movimento para tornar o exercício completo e eficaz. Se tivermos abdômen e costas fortes, aumente a intensidade levantando e abaixando as duas pernas ao mesmo tempo, executando a postura do meio arado.

Rotação da perna

Ainda deitado, levante a perna direita em 5 centímetros (não excessivamente perpendicular ao chão). Mantendo a perna reta, gire no sentido horário do quadril ao pé dez vezes e depois mude e gire no sentido anti-horário. Este exercício ajuda a soltar a articulação do quadril e tonificar os músculos abdominais. No final do ciclo, abaixe a perna direita, levante a esquerda e recomece.

 

Movimento da bicicleta

Levante a perna direita dobrando o joelho e aproximando-o do peito. Inspirando estique a perna para cima apontando com o pé e expirando desça para a frente. Dobre o joelho e o traga de volta ao peito simulando o movimento de pedalada. Repita 10 vezes e depois troque com a perna esquerda. Se quiser tornar o exercício mais intenso, levante as duas pernas e pedale alternadamente à direita e à esquerda ao mesmo tempo. Este exercício é particularmente útil para quem tem problemas nos joelhos e quadris.

 

Pavan muktasana, posturas para liberação de ar

Com o corpo esticado ao chão, flexione a perna direita e leve o joelho em direção ao peito tentando anular completamente o espaço. Os dedos das mãos são entrelaçados e colocados acima do joelho, que é empurrado com uma leve pressão dos braços. Conforme você expira, a cabeça se eleva e traz o queixo em direção ao joelho. A perna esquerda permanece estendida sem tensão. Chamamos a atenção para o movimento do abdômen por alguns segundos, depois volte com a cabeça e faça o mesmo movimento com a outra perna. O próximo estágio requer que ambas as pernas sejam trazidas em direção ao peito com o queixo sempre levantado em direção aos joelhos. Este exercício consegue massagear o cólon ascendente e descendente e mobilizar as vértebras das costas. Além de eliminar qualquer gás do intestino massageando o abdômen por meio da respiração e contribui para a cura de alguns problemas relacionados ao aparelho reprodutor.

Movimento circular com o corpo

Com ambas as pernas flexionadas em direção ao abdômen e abraçando-as com os dois braços, você começa a balançar o corpo lentamente da direita para a esquerda por 5 a 10 vezes, depois muda balançando da esquerda para a direita. O próximo estágio é o corpo balançar para cima e para baixo na espinha como uma bola por meio de um impulso abdominal. Neste estágio avançado é necessário fechar bem agachando com o queixo voltado para o peito e sincronizar a respiração. Este exercício é especialmente benéfico pela manhã, assim que você acorda e para resolver dores nas costas específicas.

Supta Matsyendrasana: Torção deitada

Flexione os joelhos trazendo-os em direção ao peito e entrelace os dedos atrás do pescoço abrindo os cotovelos para fora. Agora deixe os joelhos caírem suavemente para direita enquanto o seu rosto está olhando para a esquerda. Tente apoiar os joelhos no chão e manter os pés em contato um com o outro. Depois de algumas respirações profundas, inspire e deixe os joelhos caírem do lado oposto girando a cabeça na outra direção. É importante manter os ombros e cotovelos no chão durante todo o exercício. Esse toque é útil para quem sofre de constipação e problemas digestivos, pois é capaz de massagear todo o sistema digestivo por meio da respiração.

Sobre Yogateria | uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

http://yogateria.com.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui