Consumidores da Cemig podem parcelar contas sem multas e juros

Medida vale para clientes cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e com consumo mensal de até 220 KWH

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou na tarde desta segunda-feira (23), uma série de medidas que contribuem com a população de baixa renda neste momento de crise sanitária e propagação do Coronavirus em Minas Gerais. As medidas valem inicialmente até o dia 30 de abril e para toda a área de concessão da Cemig e vão beneficiar mais de 2 milhões de pessoas em todo Estado.

A Cemig vai parcelar os pagamentos de contas e garantir o fornecimento de energia elétrica para todos os clientes cadastrados como tarifa social, ou seja, baixa renda. As contas podem ser divididas em até seis vezes, sem juros e multas. Hospitais públicos, filantrópicos, além de unidades de pronto atendimento, se enquadrarão nas mesmas medidas e receberão tratamento diferenciado pela empresa neste período. Para estes, os valores faturados e não arrecadados pela Cemig serão objeto de parcelamento sem a incidência de multas e juros.

Também para as microempresas enquadradas no decreto do governo terão seu débito parcelado em até seis vezes sem juros. Essa medida atenderá os clientes que formalizarem a solicitação junto à Cemig através dos canais virtuais disponibilizados pela empresa.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é caracterizada por descontos incidentes sobre a fatura de famílias de baixa renda. Para ter direito ao benefício, as famílias devem atender a um desses três requisitos:

– estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal – CADUNICO, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa; ou

– estar inscrita no Cadastro único do Governo Federal – CADUNICO, com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos elétricos; ou

– ter algum membro familiar que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social -BPC.

Solicitação de serviços pelos canais digitais

A partir desta segunda-feira, os clientes da Cemig devem solicitar os serviços por meio dos canais digitais de atendimento. Nessas ferramentas, os clientes podem conseguir a segunda via e o histórico das conta e de leitura e faturamento, além de poder solicitar a religação de energia, troca de titularidade, ligação nova, avisar sobre de falta de energia e o cadastrar o recebimento de fatura por e-mail.

Todos esses serviços podem ser acessados por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela companhia, como o aplicativo Cemig Atende (disponível para Android e IOS), a agência virtual Cemig Atende Web (disponibilizada no endereço https://atende.cemig.com.br), o SMS (enviar um torpedo para o número 29810) e os aplicativos Telegram e Whatsapp.

É fundamental que os clientes utilizem estes canais (cemig.com.br, clicar em atualizar meios de contato) para fazerem sua atualização cadastral e assim possam solicitar serviços e receberem informações sobre sua fatura, dicas de economia de energia e demais notícias de seu interesse.

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