Prefeitura de João Monlevade divulga Decreto que prorroga prazo para pagamentos de contas de água (Arquivo OP)

Depois de diversas mensagens veiculadas em redes sociais de João Monlevade, dando conta de que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), da cidade estaria enviando contas antecipadas à população, a autarquia se manifestou através de nota e disse que a informação é falsa.

Nas mensagens, os internautas reclamavam que antes do vencimento de uma conta, a cobrança do mês seguinte já estava sendo entregue.

Segundo o DAE, na verdade, o que vem ocorrendo, é uma concessão de um prazo maior para o consumidor pagar suas contas, beneficiando o usuário, possibilitando que ele administre melhor seus débitos. Ainda segundo o órgão, esta ação diminui o número de consumidores que vão ao departamento pedir prazo e os cortes por falta de pagamento.

O DAE informou também que pela resolução do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – Região Central (CISAB-RC ), o prazo do vencimento da conta tem que ter no mínimo 15 dias de intervalo entre a data de leitura e a data de vencimento da conta e o DAE está permitindo mais que isso, beneficiando consequentemente, as pessoas mais carentes.

A leitura é feita todo mês de consumo real de acordo com o calendário do DAE. A duração dos períodos de consumo é fixada de maneira que seja mantido o número de 12 faturas por ano. Um exemplo é quando a conta é referente ao consumo do mês de março e está com vencimento de 40 a 50 dias após a medição. Isso ocorre porque alem do intervalo de 15 dias entre a leitura e o vencimento da conta, tem que ser considerado a data de vencimento do bairro e o dia escolhido pelo consumidor de vencimento da conta.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui