
Depois de diversas mensagens veiculadas em redes sociais de João Monlevade, dando conta de que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), da cidade estaria enviando contas antecipadas à população, a autarquia se manifestou através de nota e disse que a informação é falsa.
Nas mensagens, os internautas reclamavam que antes do vencimento de uma conta, a cobrança do mês seguinte já estava sendo entregue.
Segundo o DAE, na verdade, o que vem ocorrendo, é uma concessão de um prazo maior para o consumidor pagar suas contas, beneficiando o usuário, possibilitando que ele administre melhor seus débitos. Ainda segundo o órgão, esta ação diminui o número de consumidores que vão ao departamento pedir prazo e os cortes por falta de pagamento.
O DAE informou também que pela resolução do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico – Região Central (CISAB-RC ), o prazo do vencimento da conta tem que ter no mínimo 15 dias de intervalo entre a data de leitura e a data de vencimento da conta e o DAE está permitindo mais que isso, beneficiando consequentemente, as pessoas mais carentes.
A leitura é feita todo mês de consumo real de acordo com o calendário do DAE. A duração dos períodos de consumo é fixada de maneira que seja mantido o número de 12 faturas por ano. Um exemplo é quando a conta é referente ao consumo do mês de março e está com vencimento de 40 a 50 dias após a medição. Isso ocorre porque alem do intervalo de 15 dias entre a leitura e o vencimento da conta, tem que ser considerado a data de vencimento do bairro e o dia escolhido pelo consumidor de vencimento da conta.