Em Santa Luzia, equipe realizou Blitz Educativa para orientação aos cidadãos sobre medidas de autoproteção no período chuvoso (Divulgação/Cedec)

As ações da Semana Nacional de Redução de Desastres seguem até hoje (13). Instituída por decreto federal, a semana tem por objetivo mobilizar governos, comunidades e cidadãos para a importância do desenvolvimento de medidas preventivas de desastres.

Seguindo a programação da semana, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – Cedec/MG, em parceria com a Polícia Militar e a Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil de Santa Luzia, realizou, nesta terça-feira (10/10), uma Blitz Educativa para orientação aos cidadãos sobre medidas de autoproteção voltadas ao período chuvoso.

As operações foram realizadas em três pontos de Santa Luzia (veja o quadro), locais escolhidos pelo histórico de alagamentos em virtude das chuvas e pela grande circulação de pessoas, respectivamente.

Durante as abordagens, foram fornecidas e informações e recomendações aos cidadãos sobre como procederem em caso de chuvas intensas ou quando da incidência de raios (descargas elétricas atmosféricas), de modo a se manterem seguros, diminuindo-se o risco de acidentes que podem provocar danos materiais e humanos (lesões e mortes).

A população atendida manifestou grande satisfação com a campanha de autoproteção. De acordo com a Cedec, os participantes afirmaram que iniciativas como estas são de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre o papel de cada um na construção de uma cidade mais segura e resiliente.

Uma outra iniciativa da Cedec são Capacitações Regionais de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, que visam à conscientização e mobilização das pessoas para praticar ações voltadas à minimização dos efeitos provocados por desastres.

A atividade faz parte das ações de prevenção a desastres e são gerenciadas pela Escola permanente de Defesa Civil Estadual de Minas Gerais. Seu principal objetivo é capacitar agentes de Defesa Civil para atuação nos municípios mineiros, tanto em ações preventivas, quanto em medidas de enfrentamento a adversidades causadas por riscos de quaisquer naturezas.

Nacional

Instituída pelo Decreto de 26 de setembro de 2005, a Semana Nacional de Redução de Desastres, comemorada sempre na segunda semana de outubro, é destinada a aumentar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa – principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui