Defesa Civil realiza simulado de emergência em Catas Altas

A Defesa Civil de Catas Altas, com o apoio da Vale, realizará na próxima quarta-feira (6/4), às 9h, simulado prático de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Mosquito e Dicão Leste e do Dique Paracatu, da Mina Fazendão. Cerca de 175 pessoas devem participar da atividade preventiva. No horário do simulado, os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência. Serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde do município, tendo como foco a segurança dos trabalhadores e dos moradores das localidades.

Toque de sirenes avisará os participantes do início do simulado

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. A barragem Mosquito possui Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. Dicão Leste e Dique Paracatu permanecem em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Anúncios

Cultura de prevenção

Para garantir a plena execução dos PAEBMs das barragens da Vale em Minas Gerais e fortalecer a cultura de prevenção, foram realizados mais de 30 simulados em 2021, entre internos e externos, com o envolvimento de empregados próprios e terceirizados, comunidades e órgãos públicos. A informação é da nova edição do Balanço Vale+, relatório sobre a atuação econômica, social e ambiental da empresa no estado, divulgado neste mês.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui