Delegacia Virtual agiliza registro de ocorrência e promove economia

Serviço completou quatro anos com o registro de cerca de 860.000 ocorrências

A Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) completa, na próxima segunda (30), quatro anos de funcionamento, atingindo a marca de 860.000 registros de ocorrências. Destes, 577.326 são de Extravio de Documentos, 228.285 de Acidente de Trânsito Sem Vítima, 46.501 de Extravio de Objetos Pessoais, 5.191 referentes a Dano e 2.204 a Comunicação de Pessoa Desaparecida.

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O serviço foi inaugurado em 2014 e, desde então, tem diminuído o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar, reduzindo, assim, o tempo de espera para registro das demais ocorrências nas unidades policiais.

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Segundo o Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), o Delegado Breno Azevedo de Carvalho, a Delegacia Virtual, nestes quatro anos, representa celeridade e comodidade para o cidadão, que pode registrar de casa ou do trabalho as ocorrências no ambiente virtual.

“O impacto para o Estado também é altamente positivo, sob o ponto de vista financeiro. Segundo estudos da empresa de Consultoria Ernst & Young, com a iniciativa, o Estado, além de combater a subnotificação de registros, já gerou uma economia de R$ 18 milhões de reais aos cofres públicos”, afirma Carvalho.

A Delegacia Virtual é um serviço de solicitação de registro de ocorrências, disponível para computador e celulares, que permite ao cidadão registrar ocorrências de Acidente de Trânsito Sem Vítima, Desaparecimento e Localização de Pessoas Desaparecidas, Danos Simples, e Perda de Documentos e Objetos Pessoais, para fatos ocorridos em Minas Gerais, no prazo de até 30 dias.

A farmacêutica Larissa Gama, de 32 anos, precisou usar a Delegacia Virtual quando bateu o carro e considera o serviço cômodo e rápido. “Como a colisão entre os carros ocorreu à noite, foi essencial ter este serviço, que possibilitou que eu fizesse o registro no dia seguinte. O registro era necessário para dar andamento na seguradora. Foi rápido e simples de preencher os dados pelo site”, elogia.

O executivo de contas de telecomunicação, Diego Santiago Melo, de 29 anos, perdeu os documentos e utilizou a Delegacia Virtual para registrar a ocorrência. “Essa funcionalidade é muito prática, e ficou evidente a economia de tempo e esforços dos civis que são vítimas de qualquer ocorrência. E, claro, isso se reflete também nas instituições que antes eram responsáveis por fazer esse serviço via atendimento presencial”, afirma.

Entenda como funciona a Delegacia Virtual

Com acesso por meio do endereço delegaciavirtual.sids.mg.gov.br, a Delegacia Virtual tem links de atalho também nos sites da Polícia Civil de Minas Gerais e do Detran/MG.

O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente, na tela. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos será emitida uma mensagem, informando o número do Reds (Registro de evento de defesa social, antigo boletim de ocorrência), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da SIIP, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.

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