Delícias culinárias invadem São Gonçalo em Festival Gastronômico

Estrutura coberta tem cerca de 1000m2 de área construída - Anágnia Flóis ACOM PMSGRA

A programação da 15ª edição do Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo começou oficialmente nesta quarta-feira (25). O evento já é tradição no calendário cultural de Minas Gerais e este ano será incrementado com o 1º Festival Gastronômico que vai de 26 ao dia 28 de julho.

Hoje (26), o clima começa a esquentar ainda mais na cidade. Paralelamente às atrações culturais, os expositores da gastronomia são-gonçalense apresentam uma infinidade de delícias culinárias.Todos os produtores participantes do festival são da terra e mostrarão o poder da comida local, com opções doces, salgadas e bebidas.

Às 18h, acontece o espetáculo teatral “Branca de Neve” da Cia Cyntilante. O clássico conto dos Irmãos Grimm, publicado em 1816, é resgatado integralmente nesse reconto. A classificação é livre e os ingressos precisam ser retirados uma hora antes do evento, no Centro Cultural.

Também na sexta-feira haverá programação especial para os fãs de rock’n’roll da melhor qualidade. Os são-gonçalenses da banda Neanderthal e os mineiros do Lurex Queen Tribute se apresentam a partir das 20h na Praça Central.

No sábado (27), as atividades começam mais cedo, às 12h, na Praça Central. A primeira apresentação musical é o show de MPB de João Roberto às 14h30. Mais tarde, às 17h, a banda Sergeant Pepper, cover belo-horizontino dos Beatles, agita o público com clássicos dos meninos de Liverpool. Encerrando a noite com chave de ouro, os veteranos do 14 Bis sobem ao palco às 21h, também na Praça Central.

O último dia do 15º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo, domingo (28), também tem início às 12h na Praça Central, com mostra de carros antigos e muita música são-gonçalense. A primeira artista a se apresentar é a jovem Nayara Rayane, de apenas 22 anos. Nayara será seguida pela apresentação da banda Kabalou, que tem a MPB como base de seu repertório. Fechando a noite, o show Musicalidade promete colocar o público para dançar.

Aulas show

No sábado, tem mais novidade incrementando o Festival Gastronômico. Às 13h30, tem Aula Show – “Será que o que você toma é café? Aprenda a tomar e comer café”. As apresentações serão comandadas por João Vitor (JL Café Gourmet) e Dárlete Barbosa (DárleteCakes). Mesma apresentação ocorre no domingo, às 12h.

Mais tarde, às 16h30, a Aula Show terá o tema “Arroz de quintal” com os chefes de gastronomia Ju Duarte, Adriano Vilhena e Leandro Robert. Eles integram a equipe da UFMG contratada pela Prefeitura que promoveu consultoria aos expositores são-gonçalenses.

No domingo, às 14h30, “Comida mineira” será o tema da Aula Show que será comandada pelos chefes Adriano Vilhena e Leandro Robert.

Equipe Gastronômica

Adriano é cozinheiro, professor e coordenador da Faculdade de Gastronomia do Senac BH. Trabalha com disciplinas de Cozinha Francesa e Cozinha de Tendências. É especialista em cozinha contemporânea e estuda criatividade na cozinha. Possui mestrado na área e ainda atua como consultor gastronômico.

Leandro Robert é bacharel em Administração, Gastrônomo e BeerSomellier. Pós-graduando em Gestão de Negócios em serviço de alimentação. Chef de Cozinha do Bar e Restaurante Tip Top.

E Ju Duarte é historiadora formada pela UFMG, pesquisadora sobre gastronomia mineira, publicitária especialista em marketing digital e gastrônoma formada pela UNA. Cozinha na Feira Fresca desde 2017. Proprietária da “da.ju”. 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui