PF cumpre primeiros mandados de busca e apreensão emitidos pela Operação Boca Livre
Rafael Arbex/Estadão Conteúdo – 28.06.16

PF cumpre primeiros mandados de busca e apreensão emitidos pela Operação Boca Livre


Anúncios

Em quinze dias, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Receita deflagraram oito operações de grande porte contra a corrupção no Brasil. Turbulência, Custo Brasil, Recomeço, Boca Livre, Saqueador, Tabela Periódica, Sépsis e Abismo têm em comum, além do combate a esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro, o fato de serem frutos diretos ou indiretos da Operação Lava Jato.

Continue lendo após o anúncio

Em 28 meses sob o comando do juiz federal Sergio Moro, a Operação Lava Jato conseguiu reunir uma infinidade de informações que dão suporte a outras investigações que correm nos governos estaduais ? como a Operação Acrônimo, por exemplo, que investiga esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro nas campanhas eleitorais nos Estados de Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais e indiciou o governador mineiro Fernando Pimentel.

Confira a lista de políticos envolvidos em escândalos da Lava Jato

Além da Operação Abismo, que é a 31ª fase deflagrada pela força-tarefa da Lava Jato, as operações Turbulência, Custo Brasil e Tabela Periódica surgiram a partir de provas reunidas nos autos do processo que investiga o cartel de empreiteiras acusadas de fraudar contratos bilionários na Petrobras. Mais recente de todas, a Abismo apura fraudes em licitações de obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da empresa estatal, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

PF cumpre mandado de busca e apreensão na sede do PT, emitido pela Operação Custo Brasil
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO – 23.06.2016

PF cumpre mandado de busca e apreensão na sede do PT, emitido pela Operação Custo Brasil


Frutos

A Operação Custo Brasil, que tinha como objetivo principal a prisão do ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo, é fruto direto do desdobramento que o Supremo Tribunal Federal impôs ao juiz federal Sergio Moro e à infinidade de inquéritos e processos que vem acumulando ao longo dos últimos dois ansos. Já as outras operações surgiram como resultado do compartilhamento de provas pelo STF.

Na contramão, as operações Boca Livre ? que investiga fraudes milionárias na Lei Rouanet ? e Saqueador ? que investiga esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 370 milhões ? estavam travadas pelo menos desde 2014 e agora começam a avançar.

Na Boca Livre, as investigações constataram que eventos corporativos, shows com artistas famosos em festas privadas para grandes empresas, livros institucionais e até mesmo uma festa de casamento foram custeados com recursos de natureza pública, obtidos por meio de recursos da Lei Rouanet.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui