Depois de 10 anos sem realizar o tradicional Desfile de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, João Monlevade retomou a celebração com um bonito evento na manhã desta quinta-feira. A população lotou a avenida Getúlio Vargas para ver a passagem de 30 entidades, com cerca de 2 mil componentes. Mesmo debaixo de sol forte e muito calor, cerca de 10 mil pessoas foram assistir o desfile.

A abertura do evento ocorreu às 08h com hasteamento de bandeiras, em frente ao Setor de Trânsito da Prefeitura na Praça Sete, pela prefeita Simone Carvalho Moreira, major André Pedrosa do Rosário, comandante da 17a Companhia de Polícia Militar Independente e o presidente da Câmara, vereador Djalma Augusto Gomes Bastos (PSD).

Major André Pedrosa, também comentou sobre a importância do ato cívico. “Nossa tropa abriu os trabalhos com a presença de militares na avenida. Esse desfile é importante para a cidade porque resgata os valores da pátria e para a Polícia Militar é um prazer muito grande prestigiar o evento. Prezamos muito por essa celebração”, comentou o major.

A professora Marta Pollyane Alvarenga, levou os filhos para verem o desfile e destacou que a importância de incentivar o patriotismo nas crianças.“Converso bastante com as crianças sobre o significado da independência. A pátria é a nossa casa, é o que une a comunidade. Em um momento tão difícil, é preciso fazer a diferença e isso começa nas pequenas ações, como o desfile”, pontuou.

As escolas e entidades que participaram das comemorações da Independência em João Monlevade levaram para a avenida subtemas que valorizam a diversidade cultural e despertam o orgulho de ser monlevadense. Foram retratadas a vida, a trajetória, o trabalho, as conquistas e o legado Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, que completou 200 anos da chegada ao Brasil.

Passaram pela avenida, a Polícia Militar, que abriu a festividade com cerca de 30 militares, o Corpo de Bombeiros de Itabira, ciclistas/Move, motoclube Voo das Águias, Opaleiros, Corporação Musical Guarany, Sevor, escola municipal Monteiro Lobato, Conselho Municipal da Terceira Idade, Lions Clube Centro, Associação Cultural do Congado Laranjeiras, grupo de dança Liniker, Lions Clube Sobral, Coral Família Alcântara, escola municipal Efigênio Mota, 45º Grupo de Escoteiros de João Monlevade, escolas Promorar, Parreiras/Rotary, Jenny Faria e Voluntários da ArcelorMittal.

Também desfilaram integrantes da Associação Cultural Marujos de João Monlevade, Escola Eugênia Scharlé, Tambores do Morro, Escola Cicinha Moura, Centro Educacional, Germim Loureiro, Cônego Higino, Emip e Luiz Prisco, Assembleia de Deus e Clube do Cavalo.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui