Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vem instalando, nas últimas semanas, novos elementos de sinalização vertical rodoviária – entre eles placas e painéis – para orientar motoristas e pedestres da BR-381/MG. As novas unidades de sinalização são um acréscimo ao conjunto já instalado no lote 7, localizado entre os municípios mineiros de Caeté ao limite entre Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio de Baixo.

Com a liberação dos trechos já duplicados, o DNIT vem implantando a nova sinalização na rodovia, seja ela vertical (placas, painéis, marcos quilométricos, pórticos e semipórtico) ou horizontal (faixas de eixo central e bordos de pistas). A sinalização rodoviária instalada na BR-381 tem por finalidade delimitar o tráfego, identificar destinos e os locais de interesse; orientar condutores de veículos quanto aos percursos, distâncias e serviços auxiliares, podendo também educar o usuário. Além disso, a sinalização vertical também limita a velocidade, que nos trechos duplicados é de 80 km/h para todos os tipos de veículos.

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A sinalização em trechos duplicados é diferente dos elementos da sinalização em desvios para obras. Nas pistas novas, a faixa de eixo central é tracejada, de cor branca com faixas contínuas nos bordos, na maioria dos trechos. Já os desvios têm sinalização contínua, na cor amarela, por exemplo.

BR-381-MG sinalização1.jfifCom cerca de 90% de obras finalizadas nos lotes 3.1 (acesso a MG-320 até Ribeirão Prainha) e 7 (Itabuna a Caeté), a duplicação da BR-381/MG também ganha a construção das proteções centrais de concreto, para divisão de pistas, conhecidas como barreiras new jersey. Além dessas proteções, a rodovia federal recebe a instalação de defensas metálicas, em cabeceiras de pontes, segmentos em curva e obras de arte especiais (OAE).

Com liberações de pistas mudando a forma da rodovia, a entrada e saída de veículos e pedestres nos bairros que a rodovia corta acabam mudando. Agora, é preciso ter atenção para a sinalização vertical disposta, para acesso e manobra de retorno em trevos, alças laterais para saída e viadutos construídos e liberados.

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