A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), concluiu neste mês mais uma entrega de brinquedos para as escolas que possuem turmas de Educação Infantil, e brinquedos em módulos de espumas para todas as creches municipais. Foram adquiridos 891 brinquedos, em um investimento de R$ 66.790,00.

Em junho deste ano, a SME já havia distribuído 710 brinquedos para todos os Centros Municipais de Educação Infantil. Na ocasião, foram aplicados R$ 27.824,40. O investimento em brinquedos trata-se de uma política adotada pela SME, que visa captar recursos para subsidiar ações voltadas à implementação das políticas educacionais. Os recursos foram obtidos junto ao Governo Federal, por meio dos programas Brasil Carinhoso e Manutenção da Educação Infantil.

Tendo em visto que o brinquedo e a brincadeira são características da infância e estão garantidos em lei, a SME levou em consideração alguns critérios para a aquisição. São eles: diversidade e qualidade dos materiais, estética e funcionalidade, leveza para o manuseio, atendimento às faixas etárias, brinquedos que priorizam o uso coletivo, atóxicos e com selo do Inmetro.

“Brincar é fundamental para o desenvolvimento integral do ser humano. Ao brincar, as crianças exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. O brinquedo é um convite à ludicidade. Ele funciona como uma ponte entre aquilo que é desconhecido para o que é conhecido no universo infantil”, disse a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santoa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui