Eleições 2016: PSDB e PMDB têm mais candidatos na disputa do segundo turno

TSE confirma 27.213 candidaturas, 4% a mais que em 2014

Eleitores de 55 cidades irão às urnas mais uma vez, no próximo dia 30 de outubro, para o segundo turno das eleições para prefeito. Os partidos que têm mais candidatos na disputa são o PSDB, que concorre em 19 municípios, e o PMDB, na corrida eleitoral em 14. Em seguida, o PSB aparece com 9 candidatos; PDT, com 8; e PPS, PSD e PT, com sete cada.

Dos 19 municípios disputados pelos tucanos, oito são capitais. Três delas – Porto Alegre (RS), Maceió (AL) e Cuiabá (MT) – serão enfrentadas pelo PMDB.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

Só há segundo turno quando nenhum dos candidatos consegue a maioria dos votos válidos (mais de 50%) no primeiro turno, em municípios com mais de 200 mil eleitores. O estado com maior número de municípios onde haverá segundo turno é São Paulo, com 14, seguido pelo Rio de Janeiro, com seis.

Desempenho dos partidos no 1º turno

O PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições 2016, assim como ocorreu em 2012. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enquanto o PSDB e o PSD cresceram, o PT perdeu mais da metade das prefeituras e dos eleitores em quatro anos. Os tucanos receberam o maior número de votos – 17,6 milhões – e tiveram crescimento de 25% em relação às últimas eleições municipais.

Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, o PSDB lidera o número de eleitos com 14 prefeitos, contra 7 do PMDB e 3 do DEM. PP, PSD e PPS somaram dois cada. O PT elegeu apenas um. Em municípios do interior, o PMDB lidera, seguido pelo PSDB, PSD e PSB.

Nas cidades mineiras haverá disputas do segundo turno das eleições 2016 em:

Belo Horizonte – João Leite (PSDB) X Alexandre Kalil (PHS)
Contagem (MG) – Carlin Moura (PC do B) X Alex de Freitas (PSDB)
Juiz de Fora (MG) – Bruno Siqueira (PMDB) X Margarida Salomão (PT)

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui