Eleições 2020: número de mesários voluntários inscritos bate recorde

São necessários 720 mesários para atuar nas 180 seções eleitorais de João Monlevade

As inscrições dos interessados em atuar como mesários nas eleições municipais deste ano vão até o dia 16 de setembro mas já batem recorde de inscritos em vários estados e já superam o número de voluntários de eleições anteriores.

As medidas de segurança adotadas nas eleições, que incluem equipamentos de proteção individual e materiais de esterilização, têm ajudado a atrair mesários voluntários.

Por exemplo, lá no Paraná, houve um acréscimo de mais de 98% na quantidade de interessados em ajudar nas eleições deste ano em comparação a de 2016. Já no Rio de Janeiro, o aumento foi de mais de 97%.

Outros exemplos são Tocantins e São Paulo. O primeiro estado já recebeu mais de 15 mil inscrições para mesários voluntários este ano. Em 2016, foram mais de 8 mil. Já São Paulo, tem 115 mil inscritos para trabalhar no pleito de novembro, contra pouco mais de 99 mil nas últimas eleições municipais.

Além das medidas de segurança para evitar o novo coronavírus, quem trabalha como mesário têm direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos da Justiça Eleitoral ou trabalhando no dia da votação. O exercício da função de mesário também pode servir para desempate em um concurso público, se estiver especificado no edital.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui