Em João Monlevade, projeto incentiva cultivo de hortas

Alunos da Escola Cicinha Moura em mais uma atividade sustentável na região do Novo Cruzeiro

Procurando incentivar as famílias e a comunidade escolar quanto ao cultivo de hortas em casa e em estabelecimentos escolares, a prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB) lançou a segunda etapa do projeto “Uma Horta em Cada Quintal”, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro Novo Cruzeiro.

Foi feita palestra com o técnico extencionista rural da EMATER/MG, Jânio Martins da Silva, que falou sobre horticultura. Também foram feitas visitas técnicas na Escola Cicinha Moura e em residências. Dezessete famílias do bairro Planalto e outras 19 de bairros vizinhos aderiram à iniciativa.

O projeto é uma realização da Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS, e da Secretaria de Serviços Urbanos, por meio do Setor de Habitação, com apoio das secretarias de Obras e Meio Ambiente. Estagiários do Projeto Broto da Vida acompanham as etapas que incluem orientações, a oferta de sementes, mudas e insumos e a colheita prevista para o final de setembro. Também ontem os estagiários acompanharam um trabalho de compostagem na Escola Cicinha Moura, no bairro Primeiro de Maio.

Conforme Ângela Maria Tomaz Lima Cruz, assistente social e técnica de referência do projeto, “o objetivo é contribuir para a sustentabilidade alimentar de famílias vulneráveis, promovendo hortas adaptadas aos recursos de cada quintal. Queremos também incentivar os moradores a se apropriarem de espaços livres e produzir alimentos, utilizando compostagem para a adubação”, afirmou.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui