Presidente da Câmara relata importantes projetos e gestão responsável no quadriênio 2013-2016

O presidente da Câmara de João Monlevade, Djalma Bastos (PSD), aproveitou a última reunião ordinária da atual legislatura para fazer um balanço do quadriênio 2013-2016. Djalma destacou alguns projetos da Câmara e agradeceu aos vereadores pelo apoio em todas as ações do Legislativo monlevadense.

Djalma Bastos agradeceu aos vereadores por auxiliarem na gestão dos recursos da Câmara Municipal. Em quatro anos, a Câmara devolveu para a Prefeitura o montante de R$5.082.981,97. Conforme já divulgado, a verba foi utilizada como complemento na folha de pagamento dos servidores, limpeza da cidade e ainda, na manutenção da coleta seletiva.

Outra prova de gestão responsável é a adaptação da Câmara para receber 15 vereadores na próxima legislatura.  Os vereadores optaram por aproveitar o espaço já existente na sede do Legislativo, redividindo salas para estruturar mais gabinetes aos novos vereadores, bem como adequar o espaço aos serviços sediados na Casa. Assim, não há necessidade de construção de mais um andar no prédio anexo. A decisão, unânime, foi feita a partir da proposta da Comissão de Finanças e Tomada de Contas juntamente com uma comissão de servidores da Câmara.

A economia gerada a partir desta ação é de cerca de meio milhão de reais. “São muitos os motivos para nos orgulharmos enquanto vereadores de João Monlevade. Agradeço a contribuição de cada um para o desenvolvimento dos trabalhos. Agradeço ainda aos servidores da Casa pela qualidade com que desenvolvem suas atividades e à imprensa, que sempre acompanhou de perto a Câmara. Que tenhamos todos um feliz natal e que nossas forças e vontade de fazer a diferença em João Monlevade estejam renovados em 2017. Deus nos abençoe”, disse Djalma Bastos.

Dentre as ações destacadas por Djalma estão as de cunho ambiental, em especial o projeto Broto da Vida, desenvolvido por meio de palestras em escolas e comunidades, bem como campanhas de conscientização ambiental. Ainda sobre o Broto da Vida, o presidente da Câmara reforçou a implantação da coleta seletiva, possível por meio de devolução de recursos mensais da Câmara para a Prefeitura. “Ainda sobre projetos, tivemos três edições do Parlamento Jovem, além do Câmara Mirim e Câmara da Melhor Idade, todos de reforço à cidadania”, disse Djalma.

O investimento na capacitação de servidores e vereadores também foi destacado pelo presidente da Câmara, bem como a liderança regional de João Monlevade para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). “Realizamos ainda o Cidadão Legal, projeto tão tradicional no município, além de mutirão para emissão de carteiras de identidade”, disse Djalma.

Procon e Posto de Identificação são lembrados

A atual legislatura da Câmara Municipal também se destacou por oferecer serviços diferenciados ao cidadão. O prédio do Legislativo abriga desde 2014 o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). À época, os vereadores reforçaram a importância da iniciativa, já que a Câmara é um prédio com total acessibilidade aos que têm deficiência ou dificuldade de locomoção. “Mais recentemente inauguramos o Posto de Identificação, para emissão de carteiras de identidade, em parceria com a Polícia Civil. Um serviço tão essencial tem que ser oferecido na Casa do Povo”, declarou Djalma Bastos.

Diálogo direto com o povo

As audiências públicas realizadas na Câmara Municipal foram oportunidades de diálogo direto com o cidadão. Conforme citado por Djalma, importantes temas foram discutidos junto à população, como segurança pública, situação do Hospital Margarida, outubro rosa, bairro Planalto, novo rotativo, gestão fiscal, dentre outros; “Ainda sobre esse diálogo, foram realizados os fóruns de discussão sobre diferentes temas, além de reuniões convocadas por vereadores”, disse o presidente da Câmara.

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui