Emater presta contas e destaca ações em João Monlevade

Técnico em Agropecuária da Emater, Eneilson Leite do Nascimento (Bell Silva)

O técnico em Agropecuária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Eneilson Leite do Nascimento, esteve na Câmara de Vereadores de João Monlevade, na tarde de ontem (14), para apresentar o relatório de atividades realizadas no ano de 2017.

Eneilson destacou que o desenvolvimento de atividades em João Monlevade só foi possível devido a parcerias entre várias instituições, entre elas, da Câmara Municipal.
O representante da Emater-MG contou que o convênio da Prefeitura com a entidade, que voltou a ser celebrado no ano passado, veio a atender a uma demanda antiga de produtores rurais do município, já que a agricultura familiar, um dos projetos desenvolvidos em parceria com o Executivo é muito importante e merece maior atenção devido às dificuldades encontradas.

O técnico destacou também projeto desenvolvido que busca a redução do uso de pesticidas e agrotóxicos na produção dos alimentos. “Temos três produtores na cidade que buscam a certificação da produção com ajuda da Emater. Com os selos, eles poderão comercializar o que cultivam para vários locais”, pontuou.

Outra iniciativa da instituição é a aquisição de produtos da agricultura familiar, em obediência à Lei 11947/09 e Resolução 38/09. Ambos determinam que, no mínimo, 30% dos recursos financeiros repassados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Essa aquisição poderá ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório, o que facilita a comercialização.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui