Fogos de artifício abrilhantaram inauguração

Emoção, saudosismo e homenagens marcaram a solenidade de inauguração do Memorial de Padre João, na noite de domingo, 26, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Centenas de são-gonçalenses e de cidades vizinhas prestigiaram o evento que também contou com presenças do prefeito Antônio Carlos, do vice Eduardo Fonseca e vereadores.

Construído pela Prefeitura de São Gonçalo, o monumento está erguido no alto do bairro Santa Efigênia, e totaliza 20 metros de altura, equivalente a um prédio de sete andares. A imagem pode ser vista por toda a cidade, inclusive por quem passa pela BR-381, seguindo sentido a Vitória – ES.

02 Modelada em concreto pelo artista plástico Genésio Gomes Moura, o Ceará, a construção da estátua foi iniciada na gestão do ex-prefeito Nozinho. A partir de 2013, o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho deu sequência ao empreendimento com a finalização da escultura, construção de praça, estacionamento, espaço de convivência, escadaria e rampas de acesso à imagem.

O Memorial do Padre João é o mais novo atrativo turístico religioso de São Gonçalo. Ao longo do percurso da escada, que liga a rua Vereador Sávio Lacerda até a estátua, uma espécie de via sacra, com 15 cruzes, relata por meio de placas uma mini-biografia do sacerdote.

A previsão é de que o espaço se confirme como 01ponto de romaria já que sacerdote é considerado por muitos como “padre milagreiro”, conforme destacou o prefeito Antônio Carlos, em seu discurso. “Nossa expectativa é de que este local se transforme em ponto de peregrinação para que os devotos de Padre João possam aqui pagar suas promessas e cumprir penitências. É São Gonçalo do Rio Abaixo se abrindo ao turismo religioso e prestando a merecida homenagem a nosso querido e saudoso Padre João, 32 anos e 3 meses após sua morte”.

Padre João viveu em São Gonçalo do Rio Abaixo por 60 anos, entre 1924 e 1984, e integra a história cultural, religiosa e musical do município. Foi ele o responsável por reativar a Corporação Musical Santa Cecília, sendo presidente do grupo por várias décadas.

Homenagens

Muita música marcou a solenidade de inauguração do Memorial de Padre João, com apresentações da Corporação Musical Santa Cecília, Coral Lírico de São Gonçalo e Escola de Música.

Os discursos também renderam homenagens ao sacerdote. A escritora Míriam Stella Blonski falou em nome dos familiares de Padre João. Também se pronunciaram o morador do bairro e presidente da Associação Comunitária e Cultural do bairro Santa Efigênia (Ascbase), Jairo Marques da Silva, e o são-gonçalense Igor Dias Ribeiro que fez o uso da palavra representando a juventude do município. Em nome da Câmara dos Vereadores, discursou a presidente da Casa, Luciana Bicalho.

O Pároco de São Gonçalo José Marcelino de Magalhães Filho lembrou ter convivido com o colega sacerdote e destacou a seriedade como Padre João conduzia seus trabalhos religiosos e culturais. Padre Marcelino abençoou o Memorial com orações do Pai-Nosso e Ave Maria.

Ao final do evento, foram distribuídos livros que contam a história de vida e trajetória do Padre João.

Saudosismo

Dezenas de presentes à solenidade de inauguração do Memorial se orgulham de ter convivido com Padre João. É o caso da moradora do bairro Santa Efigênia, dona Maria Martinha Freitas Santos, 91 anos. “Sou abençoada por ter convivido muito com Padre João. Estou muito satisfeita de estar aqui e esta é uma bela homenagem.”

Maria Sélvia dos Santos Martins, 61 anos, moradora do Patrimônio, diz que percorria longas distâncias para participar das missas do saudoso sacerdote. “Eu vinha de longe, pegávamos o ônibus lá na roça só para assistir as missas celebradas por padre João no primeiro domingo de cada mês. Ficou tudo lindo e muitos vão querer vir aqui porque o padre é realmente ‘milagreiro’”.

Edwirges Aparecida Gomes, 46 anos, também se sente privilegiada em ter conhecido Padre João. “Lembro que ele era muito rígido e sempre abençoava as pessoas, era uma pessoa verdadeiramente cristã. É muita emoção estar aqui”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui