Encontro de Tradições mantém preservação da cultura popular em Senhora do Carmo

O 3º Encontro de Tradições do distrito de Senhora do Carmo, realizado nesse sábado (7), Dia da Independência, reforça o compromisso do Governo Municipal com a preservação da memória, religiosidade e identidade cultural de Itabira. O evento se estendeu ao longo da tarde e noite, atraindo centenas de participantes.

A festa começou no Bar do Ananias, na Comunidade de Duas Pontes, após o almoço, com show de Poliana e Ralf. O ponto concentrou cavaleiros que, no fim da tarde, saíram em peregrinação até o Centro de Tradições de Senhora do Carmo. Eles foram recebidos pelo padre Adriano Mendes de Pinho, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora do Carmo, que aspergiu água benta abençoando cada fiel.

A celebração católica foi acompanhada pelo prefeito Ronaldo Magalhães, o administrador distrital, José Américo Guedes Araújo, e o vereador Jovelindo de Oliveira Gomes.

Na sequência, apresentações atraíram e animaram o público no espaço: Marujos, Grupo Perecolândia, mostra de resultados da oficina de violão e shows de Pablo Palomíni e Jhony France.

A festa foi idealizada pela gestão de Ronaldo Magalhães e entrou para o calendário anual do Município. “O Encontro repetiu neste ano o sucesso das edições de 2017 e 2018”, avaliou José Américo.

A Prefeitura de Itabira também tem estimulado a cultura e o turismo com eventos como a Roda Cultural e a Roda de Viola (neste mês ocorrem nos dias 13 e 14, respectivamente), os festivais de Inverno e de Drummond, além das restaurações e reformas do patrimônio histórico. A atual gestão reabriu o Museu de Itabira, reformou a Casa de Drummond, Igrejinha do Rosário, Museu do Tropeiro e casarões históricos, fomentando melhor arrecadação de ICMS Cultural – recursos que continuarão movimentando o segmento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui