
Nesse domingo (17), fiscais Covid da Prefeitura de João Monlevade realizaram blitzes em todas as dez escolas onde foram realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ação tinha como objetivo conscientizar os estudantes quanto ao respeito às normas sanitárias de combate ao Covid, como uso de máscaras e distanciamento social. Carros de som circularam nos trajetos e entornos dos locais das provas durante o período que antecedeu a abertura dos portões. As medidas restritivas de segurança seguirão no próximo domingo (24), para a segunda etapa do Enem.
Fiscais
Os fiscais que se preparam para receber cerca de quatro mil pessoas, entre inscritos, acompanhantes e trabalhadores que fazem parte da logística das provas, perceberam um número bem menor de participantes.
Segundo o coordenador dos fiscais, Giliard Ribeiro, não houve qualquer contratempo nos locais. “As pessoas se conscientizaram de que a única medida no momento para conter a transmissão do vírus é a prevenção. Nos locais não houve aglomeração e tudo correu bem”, explica.
Já nas escolas, as principais medidas de biossegurança adotadas foram o uso obrigatório de máscara desde a entrada nos locais de aplicação, higienização das mãos com álcool em gel antes de entrar na sala e o distanciamento entre participantes e aplicadores.
A campanha educativa da Prefeitura contou com a parceira da Associação Comercial, Industrial e Prestação de Serviços de João Monlevade (Acimon).
Escolas
As provas do Enem no município foram realizadas nas escolas municipais Israel Pinheiro (Emip) e Cônego Higino de Freitas, além das estaduais Geraldo Parreiras, Antônio Papini, Jenny Faria, Rúmia Maluf, bem como as da rede particular Centro Educacional Roberto Porto (Cerp – núcleo Avenida Getúlio Vargas), Rede Doctum, Kennedy e Colégio de Estudos Supletivos (Cesp).