O Parque do Areão recebeu, no último dia 9, sábado, a equipe do projeto Engenheiros sem Fronteiras Núcleo João Monlevade, que marcou presença (foto acima) em programação realizada pela prefeitura municipal em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada neste mês de junho, divulgando o projeto e fazendo doação de mudas para a comunidade.

Movimento internacional atuante em diversos países e mais de 60 cidades só no Brasil, o Engenheiros sem Fronteiras (ESF) chegou em fevereiro deste ano a João Monlevade, com o atuação direta da UEMG: o grupo local possui 30 estudantes dos cursos ofertados pela Unidade (Engenharia Ambiental, Civil, Metalúrgica e Minas) e conta com o apoio dos docentes Alexandre Nascimento e Herbert Gontijo, este último também participa do projeto na Unidade Divinópolis, onde o ESF está ativo desde 2014.

A organização possui o intuito de estimular a troca de ideias e conectar profissionais para contribuir com a criação de uma nova geração de engenheiros, mais preocupada com as causas sociais e mais atuante no cenário mundial. O objetivo é a melhorar a qualidade de vida de comunidades e indivíduos em situação de necessidade, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para isso, são desenvolvidos projetos em educação, gestão e empreendedorismo, infraestrutura, sustentabilidade e engajamento social.

Neste ano de criação do ESF em João Monlevade, o grupo universitário já vem realizando atividades em centros de acolhimento à jovens carentes e desenvolve projetos sustentáveis (horta agroecológica, aquecedores solares e projetos civis estruturais). A expectativa é que universitários de outras instituições do município passem a integrar o grupo em breve.

Para participar, basta marcar presença em alguma das reuniões periódicas ou das intervenções sociais do projeto. Mais informações: (37) 99987-1457 e facebook.com/engsemfronteirasjm/.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui