A estrutura da antiga Escola Estadual Santana é corroída pela ação do tempo e ação de vândalos. Além disso, o local virou ponto de usuários de drogas. A escola, que fica no bairro Centro Industrial, foi fechada pelo ex-governado do PT, Fernando Pimentel no início de 2017. A escola foi tombada como patrimônio da cidade e desde o anúncio do seu fechamento várias entidades e agentes políticos tentaram intervir e destinar o uso do prédio para outra atividade.
Nessa semana, o vereador Belmar Diniz (PT), durante reunião da Câmara Municipal, apresentou novas fotos da antiga escola. Nas imagens é possível visualizar que o mato tomou conta do prédio. A estrutura está danificada e as ligações elétricas e hidráulicas foram furtadas.
Belmar chegou a apresentar um requerimento com pedido de envio de ofícios ao Ministério Público, Governo Estadual, Tribunal de Contas de Minas Gerais e Prefeitura de João Monlevade para que providências para o local sejam adotadas. O documento chegou a entrar na pauta de votação, mas foi vistado pelo vereador Sinval Dias (PSDB) e só deve retomar para avaliação dos parlamentares na próxima semana.
No requerimento, Belmar sugere também a realização de uma reunião entre as entidades.
Veja galeria de fotos cedidas por Belmar Diniz:
Sinceramente! me emociono ao ver essas fotos! sinto me envergonhado em ver a atual situação da escola que estudei, bons tempos, excelentes professores, fecho os olhos e me vejo criança novamente, hoje vejo essa tristeza, esse total descaso dos órgãos competentes de nossa cidade, tenho certeza de que muitos que residiam em João Monlevade e ai estudaram sintam a mesma coisa que eu. tristeza, revolta e pior , sem poder fazer nada contra os poderosos. só lamentar! triste muito triste! cada dia que passa sinto mais nojo de políticos falsos e ladrões que só pensam em seus bens próprios!