A comemoração dos 200 anos da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade terá uma série de atividades, que serão trabalhadas em 2017 e 2018

Professores das escolas do ensino fundamental I que aderiram à proposta de trabalhar o bicentenário da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade ao Brasil, participaram de uma capacitação na Câmara Municipal na tarde do último dia 4. Os trabalhos foram conduzidos pelo pesquisador Francisco de Paula Santos e ainda pelos escritores Afonso Torres Silva, Erivelton Felício Braz, Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho) e Jairo Martins de Souza.

Inicialmente, Francisco explanou aos presentes sobre toda a biografia de Jean de Monlevade, desde seu nascimento, chegada ao Brasil, empreendedorismo na região do Médio Piracicaba, casamento e morte. Além disso, Francisco ainda falou sobre os livros lançados, especificando de acordo com seus autores.

Fala dos escritores

Ainda durante a capacitação, os professores puderam conhecer mais sobre as obras dos escritores presentes. O primeiro a falar foi Jairo Martins de Souza, autor do livro “Jean Monlevade do Castelo à Forja”. Logo após foi o escritor Afonso Torres da Silva, que escreveu “A.F.D. Monlevade – Texto, Contexto e Entrelinhas de uma História”. O terceiro a falar foi o professor Dadinho, autor de “Nossa terra nossa gente” e, por último, Erivelton Braz, autor do romance “Nas terras pesadas de metais e espantos”, que ainda será lançado. Todos falaram sobre seus trabalhos de pesquisa para escrita de suas respectivas obras. Além disso, os escritores e Francisco, que são parceiros do projeto desde o início, se propuseram a visitar as escolas participantes e conversarem com os alunos. Uma agenda será elaborada pela Fundação Casa de Cultura e Secretaria Municipal de Educação para atender a todas as instituições participantes.

Os trabalhos foram conduzidos pelo pesquisador Francisco de Paula Santos e ainda pelos escritores Afonso Torres Silva, Erivelton Felício Braz, Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho) e Jairo Martins de Souza

 Histórico

A comemoração dos 200 anos da chegada de Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade terá uma série de atividades, que serão trabalhadas em 2017 e 2018. Este ano já foi lançado o selo comemorativo da Câmara de João Monlevade e ainda este mês será apresentado o novo site do Legislativo. Outras atividades são exposições culturais, visitas à Fazenda Solar e Cemitério Histórico, gravação de CD em tributo à João Monlevade e Festival da Canção. Participam do projeto a Câmara Municipal, Prefeitura, Fundação Casa de Cultura, ArcelorMittal Monlevade, além dos escritores Afonso Torres Silva, Erivelton Felício Braz, Geraldo Eustáquio Ferreira (Professor Dadinho), Jairo Martins de Souza e o pesquisador Francisco de Paula Santos.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui