Escritos do Rapha: Viva sua própria vida!

                 Viva sua própria vida!

Gálatas 6:2-5 fala sobre duas faces do amor. Primeiro o amor ao próximo nos instruindo a servir uns aos outros (6:2). Depois ele nos fala para não nos compararmos com outras pessoas (6:4) e, por fim, fala sobre o amor próprio de uma forma bem bonita, ao invés de dizer em 6:5 que cada um cuide da sua própria vida, ele diz que cada pessoa deve carregar a própria carga.

A princípio estes versículos parecem contraditórios, ora, eu tenho que ajudar o outro, mas depois ele fala que cada um que se vire com sua vida?!?!?!

Mas é a verdade, devemos sim ajudar e ser ajudados em nossa vida e isto é amor. Só que o serviço de Jesus era para todos, mas não o tempo todo. Jesus passava, operava os milagres e ia viver a sua vida. Ele não ficava depois indo atrás daquela pessoa para saber o que ela faria dali em diante. Então muitas vezes amamos errado.

Queremos tanto ver o outro bem, que passamos a viver a vida dele, a sentir as emoções dele. Cercamos de cuidado, cercamos de redes de proteção para que ele não caia. Então passamos a querer carregar um fardo que não é nosso. Rapha, então está dizendo que se meu companheiro estiver cheio de problemas eu tenho que largar dele? Nâo, amada. Estou dizendo que se o seu companheiro está pegando o jugo dele e lançando sobre seus ombros, uma hora você não vai aguentar mais. Os traumas, as falhas de caráter e outras doenças da alma são coisas resolvidas de dentro pra fora. Você pode até apoiar, mas se a pessoa não se esforça para mudar, do que adianta?

O mesmo pode acontecer de forma contrária. Ao invés de você querer cuidar dos problemas dele, você sente que só com ele você consegue resolver os problemas que lhe aparecem. Cria-se o sentimento que sem o outro você não é capaz de nada, nem mesmo de se arrumar e ficar bonita, né minha filha?! Gálatas 6:5, viva a sua própria vida.

Deus deu a todos a capacidade de viver para ajudar uns aos outros e ao mesmo tempo viver sem ajuda das demais pessoas. Claro, ter um companheiro é bom. Mas é bom como cita em Eclesiastes 4:9-12. Se dois trabalham juntos, a paga é melhor. Se um cai o outro ajuda a levantar. Se esfriar um aquece o outro. Se houver uma luta para um, o outro ajuda guerrear.

Mas, se está em uma relação que só um dá e o outro só vem para tirar. Corra. Pois, esta pessoa não é o que Deus quer da sua vida. Uma pessoa que só vem para Roubar a sua paz, Matar sua saúde emocional e destruir sua dignidade é o próprio Tinhoso (João 10:10).

“O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.”

Este texto é o Sétimo de uma série de 18 textos sobre dependência emocional e amor saudável. Confira no meu Instagram os outros 6 e continue acompanhando diariamente para ler os próximos.

Instagram: @escritos.do.rapha

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui