Estudante mineira representará o estado em conferência pelo Meio Ambiente

Aluna do 9º ano do ensino fundamental em Juruaia, no Território Sudoeste, Sophia estará na etapa nacional, em Brasília, entre os dias 15 e 19 de junho

Além de Sophia (no alto), outros 18 estudantes também foram escolhidos para compor a delegação mineira na etapa nacional (Crédito: Divulgação/SEE)

Sophia Balemzuela da Silva será a representante mineira na etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A aluna do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Eduardo Senedese, no município de Juruaia, no Território Sudoeste, foi a mais votada por seus colegas durante a etapa estadual da conferência, realizada em Belo Horizonte. Nesta fase, foram apresentados trabalhos de 43 estudantes de escolas estaduais e municipais de Minas Gerais.

O projeto apresentado por Sophia foi o “Cílios de Minas”. A iniciativa tem por objetivo promover a recuperação e conservação das nascentes, em conjunto com seus proprietários, através de cercamento e plantio de árvores, a fim de contribuir para o seu consumo sustentável.

“O projeto foi criado em 2015 pela escola para atender aos anseios da comunidade que estava preocupada, porque muitas nascentes estavam morrendo. Então, fizemos reuniões com pais, alunos, grêmio da escola e proprietários das terras onde tinham as nascentes e oferecemos ajuda. A gente limpava, cercava e plantávamos mudas típicas da região. Foram 27 propriedades onde tivemos sucesso e mais de 60 nascentes recuperadas”, conta Sophia.

Sobre a participação na conferência, a estudante afirma que foi uma experiência muito boa e que a expectativa para etapa nacional é grande. “Foi tudo ótimo, eu levei conhecimento, mas também trouxe muito conhecimento. A expectativa para a etapa nacional é grande. Temos recebido muito apoio”, conclui.

O projeto de Sophia, ‘Cílios de Minas’, foi o mais votado durante a etapa estadual (Crédito: Divulgação/SEE)

O projeto envolveu a comunidade escolar, produtores rurais que são os donos das propriedades onde as nascentes estão localizadas, o Instituto Estadual de Floresta (IEF) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Além de Sophia, outros 18 estudantes também foram escolhidos para compor a delegação mineira na etapa nacional da “V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente”, que acontecerá em Brasília, entre os dias 15 e 19 de junho. Também foram escolhidos três professores.

A conferência

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A conferência é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo o país, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui