Estudantes-atletas representam Minas nos Jogos Escolares da Juventude e nas Paralimpíadas Escolares

Centenas de estudantes-atletas e um sonho. Ser campeão dos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau, Santa Catarina, ou das Paralimpíadas Escolares, na cidade de São Paulo, é o desejo dos jovens que compõem as delegações mineiras. Conquistar o ouro, subir no lugar mais alto do pódio e colocar o nome na história dessas grandes competições nacionais é o grande objetivo dos representantes de Minas Gerais.

Chegar nas etapas nacionais não foi tarefa fácil. Os estudantes-atletas fizeram bonito nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg/2019), competição realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Jogos Escolares da Juventude

Em um clima de interação, respeito e amizade, os Jogos Escolares da Juventude 2019 vão reunir jovens de todo o país em Blumenau, Santa Catarina, entre os dias 16 e 30 de novembro. A delegação mineira viaja com 267 estudantes-atletas.

Com apenas cinco mil habitantes, o município de José Raydan, terá três estudantes-atletas competindo em Blumenau. Um deles é o campeão do Jemg/2019 na modalidade de badminton módulo II.

O jovem Gladson Coelho, 16 anos, é aluno da Escola Estadual Cônego Lafaiete. Ele pratica o esporte há dois anos e destacou a oportunidade de representar a sua cidade e estado mineiro. “Com certeza vai ser difícil, mas estamos indo com muita esperança e confiança. A nossa cidade é pequena e muitas pessoas estão sabendo que vamos competir nos Jogos Escolares da Juventude. A gente não sai muito daqui e o badminton nos dá essa oportunidade. Estamos treinando bastante para chegar lá e fazer a diferença”, disse o jovem.

Além do badminton, Minas Gerais terá representantes no atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. A competição é realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e o Grupo Globo.

Paralimpíadas Escolares

Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares acontecem de 18 a 23 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo. As modalidades com representantes do estado são atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

A delegação mineira viaja com 79 estudantes-atletas. O técnico de esportes da APAE de Patrocínio, professor Bruno Dorneles, comentou sobre a importância do esporte no desenvolvimento dos atletas. “Proporciona fazer novas amizades e conhecer novos lugares. O esporte ajuda os nossos alunos na inclusão social, além de promover a saúde, melhorando assim a qualidade de vida. Os atletas estão bastante preparados e motivados para competir. Vamos tentar trazer mais medalhas para Minas Gerais e Patrocínio”, ressaltou Bruno Dorneles, que viaja com alunos do atletismo, natação e tênis de mesa.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui