Estudantes de São Gonçalo vão a BH para final do Parlamento Jovem

Na última sexta-feira, 20, os jovens de São Gonçalo do Rio Abaixo, participantes do projeto Parlamento Jovem, estiveram na Assembleia Legislativa de Minas, ALMG, para acompanhar a votação das propostas na Plenária Final do programa. 120 estudantes mineiros representaram os mais de 4 mil jovens de todo estado que elaboraram as propostas sobre o tema “Discriminação Étnico-racial”.

Representando a cidade de São Gonçalo estavam os jovens Lucas Afonso Magalhães e Luan Henrique dos Santos que puderam votar nas propostas juntamente com os jovens de 94 cidades participantes. Eles votaram nas propostas que irão compor o documento final do PJ Minas 2019, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. A comissão dará os encaminhamentos que julgar necessários, podendo, inclusive, transformá-las em projetos de lei ou pedidos de informações ou providências ao Poder público.

Os Jovens do Polo Metropolitano II no plenário da ALMG durante a votação da propostas

De acordo com o estudante Lucas, o projeto foi uma oportunidade de aprendizado e de reflexão acerca do tema. “Participar do PJ Minas foi uma experiência fantástica, desde o momento inicial do projeto à plenária final tive grande aprendizado politico e cidadão. Aprendi como posso contribuir com aqueles que sofrem discriminação. Quero agradecer a todos os meus colegas parlamentares que votaram em mim para representá-los na plenária final e a toda equipe da Câmara que estavam sempre dispostos a nos ajudar”, disse.

Para o ano que vem o tema escolhido foi “Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável”. A proposta foi escolhida pelos jovens após votação que também tinha em pauta os temas “saúde mental do jovem” e “jovem no mercado de trabalho”.
Este é o 5º ano que São Gonçalo participa do projeto. O município está inserido no Polo Metropolitano II composto também pelas cidades de João Monlevade, Itabira, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Sabinópolis.

PJ Minas

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e cidadã criado pela ALMG, em 2004, e realizado por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e escolas públicas e privadas.

As câmaras que ainda não participam do PJ Minas ainda podem se inscrever para fazer parte da edição 2020 do programa. As inscrições vão até as 23h59 do dia 30 de setembro e devem ser feitas pela internet, preenchendo o formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os jovens de Sao Goncalo que participaram do projeto estiveram na ALMG acompanhando a votação na Plenária Final
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui