O Centro Cultural São Gonçalo caminha rumo ao 10º aniversário, a ser celebrado em 27de julho de 2017. Desde o último mês várias atividades apresentam, mensalmente, à população importantes ações realizadas no espaço. Em novembro, a Exposição e Mostra Consciência Negra – conhecendo e valorizando a cultura afro-brasileira – integra a programação e fica aberta ao público até a próxima semana.

Logo na abertura, o público poderá prestigiar uma exposição de fotos de eventos ocorridos no Centro Cultural ao longo de 2007 e 2008. Fotografias de artistas de renome nacional que se apresentaram em São Gonçalo chamam a atenção nos painéis.

Importantes peças relacionadas à cultura negra integram a exposição. Boa parte dos itens compõe acervo pessoal da professora Ivone Pessoa e algumas peças, de propriedade do Centro de Artesanato, estão disponíveis para serem comercializadas.

Aspectos culturais e históricos de São Gonçalo como a cultura do congado, disponíveis em fotografias, e imagens sacras do acervo Vieira Servas também agregam a exposição. As apresentações de congado são uma forma de devoção aos santos negros.

Segundo os organizadores da exposição, a escolha do tema faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Em dezembro, nova exposição será lançada, com abordagem do tema natalino.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui