Festival de Inverno de Itabira começa neste final de semana

O 46º Festival de Inverno de Itabira começa neste final de semana! Homenageando os 300 anos de Minas Gerais, o evento — que acontece pela primeira vez em formato on-line — traz logo em seus primeiros dias uma programação que reúne exposição, contação de histórias, shows, oficinas e palestras.

Na sexta-feira, 11 de setembro, às 18h, pelo Flickr, será inaugurada a exposição “Retratando Itabira e Barão de Cocais numa Perspectiva Histórica e Geográfica”, que conta com fotografias da historiadora StaëlAzevêdo e curadoria do jornalista Gustavo Linhares. A mostra pode ser visitada virtualmente até o dia 31 de outubro.

Através de uma live pelo canal da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) no YouTube, às 20h, acontece a abertura oficial do 46º Festival de Inverno de Itabira. Na ocasião, será exibido um vídeo com o Coral da FCCDA interpretando a música “Oh! Minas Gerais”, do santa-mariense José Duduca de Moraes em parceria com Manoel Araújo, além de um recital poético ao vivo com o Programa Drummonzinhos.

Em seguida, começam as primeiras apresentações musicais do evento. Às 20h30, o itabirano Matheus Macávim aapresenta releituras de músicas brasileiras e canções autorais marcadas pela peculiaridade e criatividade dos seus arranjos.

Mais tarde, às 21h30, Maurício Tizumba (foto) apresenta o espetáculo “Tizumba em Concerto”, pensado especialmente para o 46º Festival de Inverno de Itabira, em que interpretará canções de sua autoria, além de obras de Sérgio Pererê e Vander Lee. Encerrando a primeira noite do evento, Felipe Bedetti e Tadeu Franco tocam clássicos da música mineira e trabalhos autorais no show “Parceiragem”.

Sábado

A programação no sábado, 12 de setembro, começa às 17h com a palestra “A Cultura Barroca no Ciclo do Ouro”, ministrada pelo jornalista, advogado e curador de arte Angelo Owswaldo. O vídeo será disponibilizado no canal da FCCDA no YouTube.

Mais tarde, às 19h30, em live pelo YouTube, a banda Caco de Vidro traz para o 46º Festival de Inverno de Itabira a energia do rock setentista, fortemente influenciado pelo blues e músicas psicodélicas e progressivas. Às 20h30, o Congadar assume o palco para apresentar uma sonoridade em que mescla o rock e o blues à congada.

Encerrando as lives da noite de sábado, às 21h30, o Brasil in Conserto interpreta clássicos da música brasileira, além de prestar uma homenagem a Minas Gerais por meio de canções de compositores e bandas mineiras.

Domingo

Às 14h30, em live pelo canal da FCCDA pelo YouTube,TalesJaloretto apresenta a contação de histórias “Meu Avô Costura Versos”. Nela, será trabalhado com ludicidade, brincadeiras e objetos cênicos as aventuras do Rei das Bananas. A atração é para o público infantil.

Também por meio de live no YouTube, a banda Groove Minas interpreta as músicas do disco “Som de Minas”. Já às 19h, A Palo Seco apresenta o show “O Suco Tang Sabor Chá”, que reúne músicas autorais carregadas de críticas sociais.

Segunda-feira

Às 19h, no canal da FCCDA no YouTube, Mauro Werkema ministra a palestra “O Tricentenário das Capitanias das Minas do Ouro”. No vídeo, abordará os trezentos anos da criação da Capitania das Minas do Ouro, ocorrida em 2 de dezembro de 1720, passando por uma revisão histórica, econômica e social do tricentenário mineiro.

O 46º Festival de Inverno de Itabira é uma realização da Prefeitura Municipal de Itabira e da FCCDA e teve um custo total de R$ 150 mil — valor patrocinado integralmente pela mineradora Vale. O evento, ainda, conta com o apoio da Valenet, Origami Propaganda, Unimed Itabira, Soiér Odontologia, Estância do Sol, Fazenda Gramagô, Restaurante da Lili, Aradíssimo, Nutri Vida e Instituto ITI.

Clique aqui e faça odownloaddaprogramação completa do 46º Festival de Inverno de Itabira.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui