O consumidor agora vai ter mais ajuda na hora de comprar frutas, verduras e legumes. É que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa, fixou o chamado padrão visual para 17 produtos.

Esse padrão ajuda a identificar os requisitos mínimos de qualidade desses produtos como aparência, cheiro, apresentação e presença visível de pragas. Os padrões foram criados em conjunto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Embrapa Hortaliças. Elas valem também para os fiscais do ministério.

Os primeiros hortícolas com padrão visual definido são: abacate, alface, banana, batata, caqui, laranja, mamão, manga, melão, melancia, maçã, uva, morango, nectarina, pêssego, tangerina e tomate.

As novas regras já valem para as frutas natalinas importadas para as festas de final de ano: elas não podem estar amassadas, podres ou não desenvolvidas.

Os produtos que não obedecerem aos requisitos poderão ser recusados nos pontos de entrada do país. Os auditores fiscais federais agropecuários estão autorizados a abrir caixas, por amostragem, para verificar a qualidade.

Publicidade