
No último final de semana, colaboradores do hospital localizaram nas proximidades da unidade, materiais hospitalares descartados de forma errada e apresentando perigo à comunidade. Pensando no cuidado com a população e o meio ambiente, o material foi devidamente recolhido pelo Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), de Ipatinga, mesmo não pertencendo à Instituição. Logo em seguida, foi descartado de forma correta.
De acordo com a superintendente do HMCC, Ana Rosa dos Santos, o HMCC mantém rigoroso controle de descarte de lixo hospitalar. “A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) cumpre o seu papel social, buscando sempre o melhor para seus colaboradores, pacientes e o meio ambiente.Com a aplicação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), a FSFX investe no manuseio e descarte correto de materiais produzidos no hospital. Isso se reflete desde o alto padrão de higiene e limpeza da instituição até a responsabilidade com o tratamento dos resíduos. Portanto, a atuação consciente e dedicada em destinar cada resíduo da forma correta é responsabilidade de todos os colaboradores das nossas unidades de saúde. Os planos e normas instituídos no HMCC visam controlar o volume e a geração de resíduos, minimizando os riscos de exposição a agentes perigosos e os custos para o gerenciamento do material”, afirma Ana Rosa.
Caso seja localizado qualquer tipo de material hospitalar descartado de forma errada, é necessário entrarem contato com a Prefeitura Municipal de Itabira e solicitar a remoção. É importante ressaltar que os materiais não devem ser recolhidos esses sem o treinamento e materiais corretos para o manuseio.