Grupo de Chorinho Roda de Viola participantes da Mostra da Diversidade Cultural RMBH 2020/2021

De 01 de julho a 01 de agosto de 2022, estarão abertas as inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, que será realizada em João Monlevade. O projeto do Favela é Isso Aí integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, com patrocínio da ArcelorMittal via leis de incentivo. A mostra é direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais e vai premiar 25 iniciativas e ações culturais com R$ 3.000,00 cada.

A Mostra da Diversidade Cultural, projeto que vem sendo desenvolvido pela ONG desde 2019, já contemplou mais de 70 grupos culturais em Minas Gerais, além de proporcionar ações formativas e realizar mostras artísticas e culturais. Este ano será realizada em 11 cidades de Minas Gerais e na Bahia, em Feira de Santana.

Segundo Clarice Libânio, produtora executiva do Favela é Isso Aí, o projeto oferece ferramentas para a manutenção e a difusão da diversidade cultural mineira e brasileira, em sua vertente das artes populares e do patrimônio imaterial, dos saberes e das manifestações culturais, através de Mostra, catálogos, documentários e ações de intercâmbio.

Anúncios

De acordo com Lucas Vilela, especialista em Comunicação da ArcelorMittal em João Monlevade, “para o artista participante a Mostra é uma oportunidade de apresentar e divulgar o seu trabalho, ganhar visibilidade e fortalecer a cultura local em João Monlevade. A empresa se orgulha de fazer parte da história e da identidade da cidade”, conta.

Para participar da Mostra podem se inscrever artistas das mais diversas áreas, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, etc. Os selecionados deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes para exibição em mostra presencial. O regulamento indica como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita.

Mostra da Diversidade Cultural edições anteriores, Grupo Quixabeira da Matinha, Feira de Santana/BA

Ainda dentro da proposta do projeto, as iniciativas premiadas deverão oferecer uma ação de contrapartida destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar algum ofício, prática ou tradição. A contrapartida deverá ser realizada em locais comunitários, escolas, instituições filantrópicas ou outros espaços do tipo. São exemplos de ações, de acordo com o regulamento: cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições, livros ou outra atividade gratuita e comunitária.

As inscrições para a Mostra são gratuitas e para se inscrever os interessados deverão preencher formulário via internet disponível até dia 01 de agosto de 2022. O edital está disponível nas redes sociais nas redes sociais @mostradiversidademg (Instagram) ou Mostra da Diversidade Cultura de Minas Gerais (Facebook).

Feira de Artesanato – edição 2019/Jequitinhonha, Projeto A Arte de Criar Memórias

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular do Favela é Isso Aí, é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Prefeitura de João Monlevade.

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação da arte e da cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui