A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) lançou nesta segunda-feira, 01 de março, um novo edital para auxiliar o fomento cultural no município, que dará oportunidade ao artista itabirano de participar da agenda cultural da Fundação.

O edital “Cultura todo dia” tem como objetivo o credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura em todas as suas manifestações e linguagens. Além de fomentar e fazer fruir as atividades artísticas culturais da cidade, incentivando, valorizando e difundindo as manifestações artísticas.

Com intenção de facilitar a participação de toda classe artística, o artista poderá inscrever várias propostas dentro das vertentes. Para as primeiras contratações serão considerados os Requerimentos e documentos de credenciamento entregues até o dia 18/03/2021.

A contratação dos credenciados será efetivada de acordo com a grade programática e os eventos previstos no calendário de ações da FCCDA, ou os que vierem a surgir, possibilitando a contratação de profissionais do campo das artes e da cultura de forma democrática.

Para Marcos Alcântara, superintendente da FCCDA, o edital de credenciamento possibilita ao setor cultural oportunidades de participar ativamente da agenda cultural da Fundação. “O processo de credenciamento simplifica  a contratação, pois não será necessário o envio de novos documentos na fase de contratação. Além de ser muito mais fácil o processo, pois ao credenciar, será necessário apenas uma vez o envio de documentações”.

Alcântara ressalta ainda que o credenciado poderá se inscrever em diversas categorias, “não criamos um edital fechado, e sim aberto e ao longo dos 12 meses, o credenciado poderá desenvolver novas propostas”.
E as novidades não param, bandas civis, congados, marujadas e músicos independentes poderão também credenciar, além de djs que passam a serem considerados artistas e a oportunidade de Itabira receber pessoas para residência cultural.

As propostas apresentadas para a plataforma online poderão ter conteúdos não inéditos, porém, a gravação disponibilizada para o Edital deve ser inédita ou ao vivo. Os formatos da exibição das propostas serão por meio de vídeos gravados ou apresentações ao vivo de acordo com a modalidade. A vigência do credenciamento será de até 12 meses.

Para facilitar a FCCDA inova com tutorial em vídeo e um manual ensinando como participar do edital. Acompanhe em nossas redes sociais.

LINGUAGENS

Artes Cênicas: apresentações de teatro, circo, dança, performances, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.

Artes Visuais: exposições, performances, intervenções urbanas, manifestações, ações formativas, propostas de mediação, nas mais diversas linguagens, tais como: pintura, desenho, gravura, grafite, fotografia, videoarte, escultura, instalação, arquitetura, web design, moda, arte digital, arte-educação, quadrinhos, cartoons, bordado, cerâmica, cestaria, colagem, azulejaria, animação, modelagem, renda e renascença, vitral, xilogravura, serigrafia, tapeçaria e outras que se amoldem nesse conceito.

Audiovisual: propostas de licenciamento de curta, média e longa metragem, ações formativas e propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.

Literatura: narração de estórias, declamações, leituras dramatizadas, saraus poéticos, performances literárias, recitais, lançamento de livros e/ou cordéis, intervenções, ações formativas, propostas de mediação e outras que se amoldem nesse conceito.

Música: concertos, recitais, shows, ações formativas, propostas de mediação e outros formatos de apresentações musicais.

Expressões culturais da tradição: bandas civis, brincadeira do boi, capoeira, congadas, cordão carnavalesco, cultura negra, grupos folclóricos, marujadas, pastoril, quadrilha, quilombola, tambores, violeiro, ações formativas, expressões culturais de tradição, propostas de mediação e outras manifestações e grupos populares que se amoldem nesse conceito.

Link para o edital: cutt.ly/HlCQARj

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui