Governo oficializa parceria para doação de cadeiras de rodas

Cooperação entre Semad e Associação Lacre do Bem vai beneficiar cadeirantes de todo o estado (Divulgação / Semad)

Termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Associação Lacre do Bem, Organização Não Governamental (ONG) de Belo Horizonte, vai beneficiar cadeirantes em todo o estado.

O termo, assinado nesta quarta-feira (14) pela secretária Marília Melo, o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, e o presidente da ONG, Fábio da Páscoa Praxedes, formaliza a parceria existente desde 2015.

Como funciona

A ONG promove o recolhimento de lacres de alumínio, que são vendidos para indústria da reciclagem. Com o dinheiro arrecadado, a instituição compra cadeiras de rodas, doadas à população que mais precisa.

Durante a assinatura, a Associação Lacre do Bem entregou à Semad cinco cadeiras de rodas, correspondentes à arrecadação de 531 quilos de lacres, o equivalente a 709 garrafas PET de 2 litros cheias, coletados nos prédios da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG) no período de um ano.

O projeto

O Lacre do Bem surgiu há sete anos e até hoje encaminhou 581 cadeiras de rodas para doação, com origem na venda de 57 toneladas de lacres de alumínio reciclados.

Para solicitar uma cadeira de rodas, pessoas físicas ou jurídicas devem fazer cadastro no site www.lacredobem.org.br. A equipe faz a seleção de acordo com a necessidade de cada pedido. Atualmente, 140 pessoas estão na fila da ONG por uma cadeira.

Uma cadeira de rodas é o equivalente a 140 garrafas PET de 2 litros, cheias de lacres (352 mil unidades ou 105 quilos do material).

Pontos de arrecadação e coleta

A ONG já disponibiliza pontos de arrecadação em 14 estados do Brasil e em breve deverá estar em todo o território nacional. As parcerias, como a que existe com a Semad, são importantes justamente para ampliar a quantidade de material arrecadado e, consequentemente, o número de cadeiras doadas.

Todas as recepções da Cidade Administrativa têm pontos de coleta de lacres de alumínio. Os lacres também podem ser encaminhados diretamente para a Associação Lacre do Bem.

Confira mais informações pelos telefones (31) 99608-8314 e (31) 98793-1813, e-mail [email protected] e site https://www.lacredobem.org.br/pontos-de-coleta/.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui