Um marco muito importante aconteceu para Gramado no Rio Grande do Sul. As fábricas de chocolate da cidade tiveram o primeiro passo para ter o Selo do Chocolate de Gramado, foi feito o pedido de registro para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial que terá seis meses para retornar o processo.

A produção de chocolate iniciou em 1975, a visita às fábricas entrou para o roteiro de passeios em Gramado, e seus chocolates são produtos requisitados pelos milhares de turistas que visitam a cidade da serra gaúcha no ano. Em julho deste ano foram vendidos 30% a mais do que o mesmo período em 2017.

 

O selo de qualidade registra a marca de chocolate do município, como garante a qualidade do chocolate artesanal, uma vez que para ganhar o selo é preciso atender requisitos como não usar gordura vegetal, soro de leite e ter 35% de cacau no mínimo. Cinco fábricas que garantem chocolate aos turistas em seus passeios por Gramado atendem as regras, (produzem juntas mais de 1 mil toneladas por ano), e já podem utilizar o selo, mesmo com o processo em andamento, e as demais poderão se adequar para também fazerem parte.

Já são dois anos que a Secretaria de Turismo, e a Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado trabalham para garantir o selo e ainda estão com o projeto no Congresso para a cidade ser a capital do chocolate no país.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui