GRS de Itabira continua a distribuição de doses contra Covid-19 para as crianças das microrregiões

Na última sexta-feira (21), foi realizada a entrega da 80ª remessa, um total de 2.660 mil doses, destinadas à administração de primeira dose (D1) em 11% de crianças de 5 a 11 anos de idade

Com um público-alvo estimado em 38.031 mil crianças, de 05 a 11 anos, a Gerência Regional de Saúde de Itabira, continua a distribuição de doses pediátricas da vacina contra a covid-19 aos 24 municípios que compõe as microrregiões de saúde de João Monlevade, Itabira e Guanhães.

Na última sexta-feira (21), foi realizada a entrega da 80ª remessa, um total de 2.660 mil doses, destinadas à administração de primeira dose (D1) em 11% de crianças de 5 a 11 anos de idade.

O Diretor Regional de Saúde, Maurício Geraldo Marques, informou que a distribuição de imunizantes pediátricos Pfizer começou na semana passada com a distribuição de 2.280 doses.

Anúncios

“Na coletiva do dia 13/01, da última semana, o secretário afirmou que o Estado sempre vai recomendar a vacinação, já que está comprovada a redução dos casos graves da doença em pessoas que estão devidamente imunizadas. E baseado nestes dados, pedimos que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas”, ponderou Maurício.

De acordo com Juliana Porto Penna, referência técnica em imunização da Gerência Regional de Saúde de Itabira, no atual momento da pandemia, as crianças de 5 a 11 anos, tornou-se um público mais vulnerável e suscetível a contaminação. E que o início da vacinação deste público é de suma importância para proteger e frear os avanços da covid-19 em nossa região.

“A vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em vários países do mundo, sendo certificadas pelas agências regulatórias de saúde do exterior e no Brasil. Só nos Estados Unidos já foram aplicadas cerca de 8,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 em crianças, sem notificação de eventos adversos maiores. Acreditamos que só conseguiremos diminuir os impactos causadas pela pandemia, quando a maior parte da população estiver imunizada” concluiu Juliana.

Com metade da dosagem para adultos, a vacina também é aplicada com duas doses

Vacina de uso pediátrico

Liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021, o uso do imunizante da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos.  Com metade da dosagem para adultos, a vacina também é aplicada com duas doses. Utilizada nos Estados Unidos desde o início de novembro de 2021 e autorizada pela União Europeia no fim do mesmo mês, a vacinação teve início, em Minas Gerais, no dia 14/1. Mais informações estão disponíveis no portal da anvisa no endereço eletrônico www.anvisa.gov.br.

Microrregiões que compõe a GRS de Itabira

Guanhães: Carmésia, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis. Senhora do Porto e Virginópolis.

Itabira: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passabém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo e São Sebastião do Rio Preto.

João Monlevade: Bela Vista de Minas, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba e São Domingos do Prata.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui