
A quinze dias do início dos Jogos do Rio, a Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (21) uma operação para prender um grupo que planejava ataques terroristas durante as Olimpíadas. De acordo com a Justiça Federal do Paraná, foram expedidos 12 mandados de prisão temporária por 30 dias.
A ação da PF ocorre dias após o serviço internacional de inteligência Site, especializado no combate ao terrorismo, informar que um grupo intitulado Ansar al-Khilafah Brazil declarou apoio ao Estado Islâmico em publicação em um aplicativo de mensagens e promoveu propaganda jihadista em inglês e português.
De acordo com o Site, um apoiador do Estado Islâmico denominado Ismail Abdul Jabbar al-Brazili enviou mensagens em português pelo serviço Telegram repetindo discurso de um porta-voz oficial do grupo terrorista.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já havia confirmado no mês passado que equipes de inteligência que atuam próximas ao plano de segurança dos Jogos do Rio tinham detectado a abertura de uma conta em português no Telegram para a troca de informações sobre o Estado Islâmico, mas as autoridades vinham garantindo que não havia sido detectada qualquer ameaça de ataque ao país.
(Com agência Reuters)
Viajar pra França hoje está meio compliado com esses ataques que tem acontecido.
O terrorismo do Estado Islâmico é uma ameaça mundial.