Até o próximo sábado (28), hemocentros de todo o país estarão em sintonia para o desenvolvimento de ações locais de incentivo à causa da doação voluntária de sangue. A campanha “Somos todos do mesmo sangue”, inédita, tem como objetivo destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, período em houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil.

A estratégia ocorre em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro.

Em nível nacional, destaque para o Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, escolhido para simbolizar a campanha. O monumento receberá uma bolsa de sangue e será iluminado na cor vermelha, representando todos os hemocentros participantes que lutam diariamente para manter seus estoques em níveis adequados.

Programação

Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas realizará diversas atividades nas 22 unidades no estado. Além da distribuição de brindes, lanches especiais e diplomação de doadores, a instituição homenageará os doadores com clipe musical, apresentações artísticas, distribuição de lembranças doadas por vários parceiros, além de uma live comemorativa com a presidente da Hemominas, Júnia Cioffi, e o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, com participação de doadores.

Outra homenagem aos doadores será prestada pelo médico e cantor lírico Alexandre Carvalho, triagista na unidade da Hemominas no HJK, e a vencedora do The Voice Brasil 2017, Samantha Ayara, que gravaram um vídeo interpretando a música The Prayer, uma oração em forma de canção. Uma amostra do áudio pode ser conferida neste link.

A Hemominas também convocou um time de artistas mineiros, que aceitaram participar espontaneamente da moblização como embaixadores da causa. São eles: Carlos Nunes, Celso Adolfo, Cláudio Venturini,  Fernando Ângelo, Fernanda Takai, Júlia Rocha,  Ricardo Nazar, Saulo Laranjeira e Telo Borges.  Eles gravaram vídeos, que serão exibidos ao longo da semana, parabenizando os doadores e convocando a população a doar.

  • Confira outros detalhes da programação nos hemocentros mineiros clicando aqui [Arquivo em formato PDF].

Doações

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Agendamento

Com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento, evitando aglomerações para que as doações de sangue ocorram da forma mais segura possível, a Fundação Hemominas orienta a população para que agende suas doações on-line ou pelo MGapp – Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Conheça as condições e restrições para doação de sangue. Para mais informações, acesse www.hemominas.mg.gov.br.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui