Hospital de Itabira assina convênio para unidade de radioterapia

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) continua avançando no que diz respeito aos serviços de saúde de alta complexidade, em especial no tratamento oncológico. O Plano de Expansão da Radioterapia, do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Ministério da Saúde beneficiou o HNSD e nessa sexta-feira (31), foi assinado um termo de compromisso para a implantação do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

Na oportunidade, o prefeito Ronaldo Magalhães e o presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Neidson Freitas, também assinaram o termo, estabelecendo o apoio do governo municipal às ações do HNSD. Assim, o hospital receberá do governo federal, por intermédio da Prefeitura de Itabira, detentora da gestão plena dos prestadores SUS, investimentos em equipamentos e infraestrutura para abrigar o serviço de radioterapia.

“O importante é salvar vidas! Além disso, permite que Itabira recebam um setor de saúde bem estruturado. Isso trará à cidade, alavancando a economia e desenvolvendo inclusive serviços que não são ligados diretamente à área de saúde”, explica Vaquimar José Vaz, provedor do HNDS.

A assinatura do termo contou ainda com as presenças da vice-prefeita Dalma Barcelos; a secretária municipal de saúde Rosana Linhares, o prefeito de Santa Maria de Itabira, Reinaldo das Dores Santos; Vaquimar José Vaz e o responsável técnico pela Oncologia Dr. Marcos Miranda.

A previsão é que as obras durem 24 meses e que a unidade ofereça tratamento para, no mínimo, 50 pacientes por mês. “Nossa ideia é investir num tripé que irá nos transformar em uma macro região de saúde. Completando os atendimento em oncologia, hemodiálise e cardiovascular, nos tornamos uma referência”, detalha Vaquimar.

Vaquimar destaca ainda que o apoio e parceria dos governos municipais é indispensável. “O prefeito está empenhado e engajado em prol da saúde. Itabira está se preparando para receber e atender cada vez mais pacientes”, finaliza Vaquimar. “Essa é mais uma ação importante em parceria com o HNSD. Estamos buscando novas alternativas e oferecendo tratamentos muito bons para que não se precisa mais buscar atendimento em outras cidades. Itabira está saindo na frente e esse é um esforço muito grande. Várias mãos vão se somando para receber um resultado positivo”, contou o prefeito Ronaldo Magalhães.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui