IBGE começa a coleta do Censo 2022

Recenseadora realiza entrevista durante o Teste Nacional do Censo 2022 no Quilombo Campinho da Independência, em Paraty (RJ) - Foto: Marcio Costa/Agência IBGE Notícias

Após dois adiamentos – em virtude da pandemia, em 2020, e de cortes orçamentários, no ano seguinte –, começa nesta segunda-feira (01/08) a coleta do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao longo dos próximos três meses, mais de 183 mil recenseadores irão percorrer todo o território nacional para registrar os endereços georreferenciados e aplicar os questionários nos domicílios, nesta que será a 13ª operação censitária do país. A projeção da população brasileira para este ano é de cerca de 214,8 milhões de pessoas, e o Censo servirá para atualizar o número de brasileiros, sua distribuição no território e suas condições de vida. Para verificar o impacto da pandemia na mortalidade registrada no país, houve uma modificação no período de referência do quesito que investiga se faleceram pessoas em cada domicílio: de 12 para 42 meses anteriores à data de referência da pesquisa (meia-noite de 01 de agosto de 2022).

Em Minas Gerais, a projeção populacional para 2022 é de 21,5 milhões de habitantes; caberá aos 18,9 mil recenseadores verificar em campo quantos moradores havia no estado na data de referência. Além dos recenseadores, cerca de 2,2 mil supervisores farão a verificação e validação dos dados coletados.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui