IMA e Sebrae firmam convênio que vai beneficiar cidades que integram o Consmepi

Acordo estimula adesão às exigências sanitárias de inspeção, para garantir mais qualidade e menos risco sanitário aos produtos comercializados

Com o convênio, produtores rurais poderão se adequar às exigências sanitárias regulamentadas, garantindo qualidade e menos risco sanitário no processo de produção (Mônica Salomão / Seapa)

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Sebrae-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) assinaram convênio – entre o IMA e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) – que permitirá troca de experiências, apoio e informações na área de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal.

Com o convênio, produtores rurais poderão se adequar às exigências sanitárias regulamentadas, garantindo qualidade e menos risco sanitário no processo de produção. A expectativa é que diversas agroindústrias no estado sejam beneficiadas, principalmente com aumento da competitividade e ampliação da área de comercialização dos produtos.

“O consórcio entre o IMA e Conmsmepi é um marco para a Inspeção de produtos de origem animal em Minas Gerais. É imprescindível uma descentralização do estado nas ações de inspeção de produtos, viabilizando parcerias sérias e responsáveis, para que tenhamos sucesso na implementação dos consórcios públicos e, consequentemente, tirar da informalidade várias agroindústrias distribuídas no estado”, analisa o diretor-geral do IM, Thales Fernandes.

O prefeito de Santa Bárbara e presidente do Consmepi, Leris Braga, aponta que esta é uma grande oportunidade para o município, justamente por representar uma solução para a comercialização de produtos. “O que gera uma política de desenvolvimento econômica mais fortalecida e mais próxima do cidadão, estimulando a capacidade de estar mais próxima do cidadão e dos produtores. A iniciativa aumenta a renda e fomenta a empregabilidade de toda a cadeia produtiva das agroindústrias. Como política pública estabelecida, o convênio vai trazer diversas oportunidades para produtores e cidadãos, proporcionando também aos consumidores o acesso a produtos mineiros diferenciados que expressam a cultura de nosso estado”, disse.

Consmepi

O Consmepi foi criado em 18 de setembro de 2014 entre os municípios da Amep e é um consórcio multifinalitário. A entidade agrega forças para suprir as dificuldades por que passam vários municípios, para a implantação de novos serviços, como: gestão de serviços de iluminação pública, sistema de inspeção municipal, saneamento, resíduos sólidos e a promoção de melhoria do meio ambiente, desenvolvimento econômico e qualidade de vida da população dos municípios consorciados. Atualmente, onze municípios integram o Consórcio: Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Dionísio, João Monlevade, Nova União, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui