A imagem de Santana, tombada como patrimônio histórico de João Monlevade, passa por nova restauração que visam manter a conservação da peça, já que apresentava ranhuras na madeira, oxidação do verniz, sinais de ataques de insetos e avarias em algumas partes. Em 2007 a escultura também passou por processo semelhante.
A imagem de Santana fica na escola que tinha o nome da santa, no bairro Centro Industrial. Com o fechamento do educandário, a santa foi levada para igreja São José Operário.
Nessa semana, em sua rede social, a prefeita de João Monlevade, Simone Moreira (PSDB) e a diretora da Fundação Casa de Cultura, Claira Ferreira, acompanharam o processo de restauração que é realizado por Juliano Torre. Os trabalhos começaram em meados de julho. “A escultura, patrimônio cultural de João Monlevade, será novamente entregue à comunidade nos próximos dias’, escreveu a prefeita.
A imagem de Santana é datada de 1961 e foi esculpida por C. Campos O. Foi trazida do Rio de Janeiro como presente da então Cia. Siderúrgica Belgo Mineira.