O encontro contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entre outros representantes do poder público do Médio Piracicaba

O prefeito anfitrião, Reinaldo dos Santos, deu as boas vindas e em seguida o presidente da Amepi, Leris Felisberto Braga, fez a abertura do primeiro encontro da Amepi Itinerante, em Santa Maria de Itabira. Ele relembrou brevemente as diretrizes de trabalho discutidas na Associação e convidou os prefeitos a apresentarem os projetos desejados, dentro da perspectiva de planejamento estratégico, reforçando a importância do associativismo para gerar resultados.

Nesse contexto, alguns prefeitos partilharam demandas coletivas e sugestões. O prefeito de Itabira, Ronaldo Lage Magalhães, usou palavras de incentivo ao associativismo, sugeriu atuação conjunta da Amepi e municípios na recuperação judicial de tributos. O gestor municipal de Nova União, Ailton Antônio, reforçou essa demanda alegando dificuldade dos municípios menores em contratar consultorias administrativas.

Já o prefeito Reinaldo dos Santos solicitou mais fiscalização do Serviço de Iluminação Pública. O vice-prefeito de Bom Jesus do Amparo, Ranielly Duarte, falou sobre um problema da destinação de resíduos sólidos de seu município e pediu ajuda da Amepi na construção de um aterro sanitário.

Assim sendo, Leris lembrou aos prefeitos sobre os empréstimos de financiamentos concedidos aos municípios mineradores pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), como uma possibilidade de investimentos em políticas públicas, empregabilidade e geração de renda. Contudo, ele frisou que é importante contrair esse empréstimo se a capacidade financeira do município estiver equilibrada.

Neste momento, o prefeito de Bela Vista de Minas, Wilber José de Souza, manifestou-se como um exemplo de município que utiliza este financiamento do BDMG e explicou aos demais colegas como investe o recurso em sua Cidade.

Diante disso, o presidente da Amepi chamou atenção para uma pauta regional e que contribui para o desenvolvimento do Médio Piracicaba, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Leris sugeriu, então, que essa fosse a pauta prioritária da Associação. O objetivo é dar condição sustentável de negócios para os produtores continuarem exercendo suas atividades, gerando dividendos, emprego e oferecendo produtos de qualidade.

O encontro contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, entre outros representantes do poder público do Médio Piracicaba. A próxima reunião da Amepi Itinerante será no dia 28 de abril, em Bela Vista de Minas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui