Influenza já provocou síndrome respiratória grave em duas pessoas na região

Dentre as pessoas que apresentaram sintomas, cerca de 16,4% ou 3,6 milhões de pessoas procuraram estabelecimento de saúde em busca de atendimento (Ilustração)

A regional de Saúde de Itabira registrou dois casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) provocada pelo vírus influenza. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), que não informou a  cidade de  origem dos pacientes.

Anúncios

Segundo o balanço, já foram notificados 348 casos de Srag em Minas Gerais. Destes, 222 tiveram amostras coletadas e processadas. O Influenza foi responsável por 12 casos. Outras 28 foram causadas por outros tipos de vírus.

Continue lendo após o anúncio

Em relação à influenza, 10 casos foram provocados pelo tipo A. Destes, oito eram o vírus H3N2. Também foram confirmados dois casos de contaminação por H1N1. Os moradores eram de Araguari, na Região do Triângulo Mineiro, e Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Outros dois casos foram de influenza tipo B. As infecções foram de pacientes de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Lagoa Santa, na Região Central.

A influenza é uma doença respiratória que pode levar à morte. Ela é grave, principalmente, quando atinge crianças até cinco anos, gestantes, adultos acima de 60 anos, e portadores de doenças crônicas e que apresentam outras condições clínicas especiais. A infecção pela doença pode causar sintomas que se confundem com outras infecções virais e bacterianas. Ela se manifesta, normalmente, como uma síndrome gripal. O paciente pode ter sintomas como febre, dor de cabeça e musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Se for associado com dificuldade respiratória, o quadro passa para Srag. Neste caso, a notificação é compulsória.

Leia também:

Vírus que provocou surto de gripe nos EUA também circula no Brasil

Saúde modifica período da campanha de vacinação contra a gripe

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui