Estão abertas as inscrições para as oficinas de gastronomia do 13º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo. As atividades serão realizadas de 25 a 27 de julho, na Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos. Serão ofertas 20 vagas para cada modalidade e os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura para efetuar sua inscrição.

A oficina ‘Mini Chef’, promovida de 13h às 15h30, é voltada para a faixa etária de 7 a 12 anos e visa atender a demanda de atividades relacionadas à culinária para o público infantil. As crianças vão conhecer um pouco mais sobre ingredientes, técnicas e utensílios de cozinha, com foco principal na alimentação saudável.

Na oportunidade, os pequenos vão receber instruções sobre higiene e segurança alimentar, vão aprender a preparar bolos e sucos, além do processo de produção de massa fresca de macarrão e molhos artesanais para acompanhar, uma opção de pão, e comidinhas para festas como brigadeiro de biomassa, tapioca doce, entre outros.

Já a oficina ‘Conhecendo um pouco mais sobre gastronomia’, realizada de 17h30 às 20h, pretende trabalhar com um público adulto questões referentes ao tema. Os participantes terão aulas de higiene e segurança alimentar, onde serão explicados desde o cuidado com o manuseio dos alimentos até a higiene pessoal e vão conhecer também os diversos utensílios de cozinha, além do correto manuseio dos mesmos. A importância de padronização na cozinha também será abordada no curso. Entre as receitas ensinadas destacam-se três tipos de antepastos (tomates confitados, caponata e antepasto de abobrinha), receitas da cozinha fria como canapés e saladas além de sobremesas. Assim como na oficina infantil serão trabalhados produção de massa fresca, molhos artesanais e uma opção de pão. No curso destinado aos adultos serão indicadas bebidas para harmonização com as preparações.

Ao final, os alunos das duas oficinas vão receber certificados e um mini livro de receitas com as receitas trabalhadas e outras receitas surpresas.

O 13º Festival de Inverno de São Gonçalo do Rio Abaixo será promovido de 25 a 30 de julho e terá entre suas atrações espetáculos de stand up comedy com Kaquinho Big Dog & Vovó Placidina, show com o cantor e compositor mineiro Chico Lobo, comédia de teatro de bonecos com o grupo Teatro Navegantes de Maionetes e exposição em comemoração aos 10 anos do Centro Cultural. O evento é uma realização da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura. Confira a programação completa no www.saogoncalo.mg.gov.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui