Itabira deve atender 220 pacientes em mutirão de cirurgias de catarata

Fátima Oyama passa por avaliação com o médico Roque de Assis

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando um mutirão de cirurgias eletivas de catarata. A previsão é que 220 pacientes sejam beneficiados. Os procedimentos começaram a ser realizados nessa quinta-feira (5) e ocorrem até sábado (7), no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).

Anúncios

Secretária de Saúde, Rosana Linhares informa que o mutirão atende pacientes já cadastrados, com o objetivo de reduzir, substancialmente, a fila de espera. A porta de entrada é o Programa Saúde da Família (PSF). “Os pacientes iniciam a busca do serviço pelo PSF. Identificada a necessidade da cirurgia de catarata esse paciente segue para a avaliação do oftalmologista”, esclarece. Ao todo, 254 pacientes passaram por avaliação médica, que encaminhou aqueles que já apresentavam condições para operar.

Continue lendo após o anúncio

Médico oftalmologista do HMCC, Roque de Assis Júnior explica que as cirurgias utilizam a técnica da facoemulsificação, método usado em todo o mundo, eficaz, com rápida recuperação e resultados satisfatórios. “A visão é um órgão do sentido em que mais de 80% do aprendizado ocorre por meio dele. Proporcionar isso ao paciente tem um valor muito grande para todos nós”, comenta o médico.

O comerciante Gregório Murilo de Oliveira (foto), 72 anos, foi um dos pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico nessa quinta-feira. “Eu estou me sentindo muito bem, não há dor e a equipe me tratou muito bem, da acolhida até o fim da cirurgia”, sorriu o morador do bairro São Pedro.

A advogada Fátima Sanae Oyama, 62, também confirma o sucesso da iniciativa. “Eu fiz minha primeira cirurgia, no olho esquerdo, em 2016. Agora fiz a segunda, no direito. Enxergar bem novamente é um alívio”, contou.

O mutirão de cirurgias conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal mineiro Mário Heringer (PDT), no valor de R$ 302 mil. O recurso foi viabilizado por interlocução do vereador Allaim Gomes, partidário do deputado.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui