Itabira terá exposição especial em homenagem a Drummond

Seleção do conteúdo da obra de Drummond será feita pelo neto do poeta

No dia 19 de abril, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), em um evento especial recheado de atrações culturais para homenagear o Poeta Maior, a Prefeitura de Itabira apresentará a exposição de telefones, onde os visitantes poderão escutar versos, crônicas e poesias de Carlos Drummond de Andrade, além de alguns diálogos do poeta com a filha Maria Julieta, em sua própria voz.

Idealizada pelo neto do escritor, Pedro Augusto Graña Drummond – que também estará presente na cidade – por meio do projeto “Drummond, Fala, Fala, Fala” e, promovida pela Prefeitura, em parceria com o grupo de robótica Drumonsters da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a exposição trará aparelhos telefônicos antigos que pertenceram ao escritor, com diversos momentos de sua obra, recitados por ele.

Responsável pelo evento, Dalma Barcelos, vice-prefeita de Itabira, explicou que a seleção do conteúdo da obra de Drummond será feita pelo neto do poeta e, aos universitários do Drumonsters, caberá os ajustes nos telefones adquiridos pela Prefeitura. “Nós compramos as peças e passamos para a Unifei, eles é que estão desenvolvendo o sistema e, o Pedro (Drummond), está organizando as crônicas e poesias que serão colocadas nos telefones.”.

Detalhes

No início desta semana (24/01), o prefeito Ronaldo Magalhães e a vice Dalma Barcelos receberam Pedro Drummond para discutir detalhes da exposição. Segundo Dalma, o objetivo do evento é falar sobre a obra de Drummond e também sobre a sua família, “de uma forma bem íntima, semelhante ao que foi feito no Fórum das Letras, em Ouro Preto, onde, inclusive, o Pedro (Drummond) nos disse que gostou bastante e que ficou bem à vontade. Mas, aqui, ele deseja produzir essa exposição com mais tempo e com mais cuidado”, declarou a vice-prefeita.

Será realizada uma mesa redonda sobre o livro Uma Forma de Saudade – Páginas de diário (organizado por Pedro Drummond e lançado no ano passado), com a participação de Humberto Werneck, Edmílson Caminha e Otávia Senhorinha de Andrade Müller. Também serão atrações, um espetáculo da Companhia Itabirana de Teatro e outras apresentações ainda não selecionadas pela Prefeitura de Itabira.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui