A Prefeitura de Itabira iniciou pela região central da cidade, o processo de modernização da iluminação pública itabirana, onde as atuais lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio serão substituídas por LED (Light Emiting Diode). O Município investirá cerca de R$ 28 milhões que serão pagos em cinco anos.

O foco desse projeto, de acordo com o prefeito Ronaldo Magalhães, é a segurança pública. “A questão da iluminação, segundo a Polícia Militar, é um fator importante para aumentar a segurança das pessoas nas ruas. Por isso, fizemos estudos até chegarmos neste modelo que vamos implantar agora”, explicou o prefeito.

Todas as luminárias do município – cerca de 14 mil –, incluindo a zona rural, receberão as novas lâmpadas. “Mas, as pessoas terão que ter paciência, pois é um processo demorado que vai durar mais ou menos quatro meses”, esclareceu Ronaldo Lott Pires, secretário municipal de Obras, Transportes e Trânsito.

Segundo ele, os trabalhos são executados por etapas – que dependem de aprovação junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) – e cada uma corresponde a 500 lâmpadas. “Todas as trocas precisam de um projeto a ser aprovado na Cemig. A nossa expectativa é instalar em torno de três mil lâmpadas nesse primeiro mês”, garantiu o secretário.

As lâmpadas LED possuem maior poder de iluminação e são mais econômicas. Para os cofres públicos, a expectativa é uma redução mínima de 56% no consumo de energia, garantido contratualmente. “Estamos falando em mais de R$ 2 milhões anuais na fatura da iluminação pública. Além de reduzir drasticamente o consumo, o aumento da luminosidade eleva também a segurança das pessoas transitando pelas vias”, analisou Ronaldo Lott.

Novas lâmpadas

A tecnologia LED começou a ser implantada, a partir deste sábado, nas avenidas Carlos Drummond de Andrade, Carlos de Paula Andrade, João Pinheiro, João Soares da Silva, Cauê, Mauro Ribeiro Lage, Central e Brasil. Em seguida, todas as ruas e avenidas da cidade e da zona rural terão suas lâmpadas trocadas, em um prazo estimado de quatro meses.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui