João Monlevade ainda não cumpriu meta de vacinação contra a gripe

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Faltando apenas dois dias para terminar a campanha de vacinação contra a gripe, a cidade de João Monlevade ainda não atingiu a meta de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 90% do público alvo.

Até a manhã desta quarta-feira (20), o município contabilizou a vacinação de 84% da população. O prazo para aplicação das doses foi prorrogado e deve ser finalizado na sexta-feira (22). As unidades de saúde de João Monlevade oferecem a vacina de forma gratuita.

Ainda faltam 2.681 pessoas para serem vacinadas. A adesão segue baixa entre gestantes (cobertura de 60%) e crianças com idade entre seis meses e cinco anos (cobertura de 68%). Maior cobertura entre os grupos prioritários é o dos educadores com 112%, seguido das mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto-puérperas (98%), de pessoas com 60 anos ou mais (89%) e profissionais de saúde (86%).

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui